sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Bandas de Minas

Edital 2011 prevê doação de instrumentos musicais e
incentivo às bandas do Estado

O Governo do Estado de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Cultura,
lança o Edital 2011 “Bandas de Minas – Programa de Apoio às Bandas
Civis de Música do Estado de Minas Gerais”. As inscrições encerram no
dia 26 de outubro.
A iniciativa apóia as bandas civis do Estado, com doação de instrumentos
de sopro, metal e percussão, e de kits com partituras. O incentivo inclui
promoção de cursos/oficinas de capacitação e aperfeiçoamento artístico
e ainda o lançamento de um CD.
Minas Gerais possui 736 bandas cadastradas na Secretaria de Estado
de Cultura. Deste total, 496 corporações musicais, de 397 municípios,
já foram beneficiadas com a entrega de 7.435 instrumentos nos últimos
oito anos (2003 a 2011). Os recursos destinados ao Programa ultrapassam
a soma de R$ 5,67 milhões.
Em março deste ano, 67 bandas em atividade em 62 municípios mineiros
foram contempladas com a entrega de 773 instrumentos musicais,
como flautas, clarinetas, saxofones, trompetes, trompas, trombones,
sousafones, bombardinos, bombardões, pratos, taróis, bumbos e surdos.
Dessas corporações musicais, 33 receberam o incentivo pela primeira vez
e as demais 34 tinham sido beneficiadas em edições anteriores.

Inscrições

De acordo com o Edital 2011, somente poderão ser inscritas as bandas
públicas ou privadas sem fins lucrativos, registradas em cartório, que
possuam Diretoria, estatuto e/ou regimento interno. As corporações musicais
deverão estar devidamente cadastradas na Secretaria de Estado de Cultura
de Minas Gerais.
Será permitida a inscrição de um único projeto por banda. Para se inscreverem,
os interessados deverão apresentar Ficha de Protocolo, Formulário Padrão e
Relatório de Atividades. O Edital 2011, com a íntegra dos documentos exigidos,
consta no endereço www.cultura.mg.gov.br, no link “Edital Bandas de Minas -
Programa de Apoio às Bandas de Música do Estado de Minas Gerais”.
O cadastramento poderá ser feito pelo correio, via sedex ou carta registrada,
ou pessoalmente, de segunda à sexta-feira, das 10 às 16 horas, na Diretoria
de Programas e Articulação Institucional da Superintendência de Ação Cultural.
Os projetos serão avaliados individualmente por uma Comissão de Análise, que
será designada por meio de resolução. O resultado da seleção será publicado
no Diário Oficial do Estado de Minas Gerais, em até 45 dias após o encerramento
das inscrições. As propostas poderão ser aprovadas integral ou parcialmente,
de acordo com disponibilidade de recursos para aquisição de instrumentos
viabilizados pelo Programa.

Os envelopes de inscrição devem ser encaminhados
para o endereço abaixo:

SECRETARIA DE ESTADO DE CULTURA
Superintendência de Ação Cultural
Diretoria de Programas e Articulação Institucional
Cidade Administrativa de Minas Gerais – Prédio Gerais – 5º andar
Rodovia Prefeito Américo Gianetti, s/nº – Bairro Serra Verde
31630–901 – Belo Horizonte - MG

Mais informações pelos telefones (31) 3915-2671 e 3915-2670
ou por e-mail: bandasdeminas@cultura.mg.gov.br

terça-feira, 18 de outubro de 2011




PT DE SANTANA DO PARAÍSO ENCERRA JORNADA DE FORMAÇÃO COM SUCESSO E ZIZINHO PRÉ-CANDIDATO DO PARTIDO RECEBE MAIS APOIO DE LIDERANÇAS DO MUNICIPIO E DA REGIÃO.

Foi encerrado neste domingo dia 16 de outubro de 2011, no plenário da Câmara Municipal a 2ª Jornada de Formação do Partido dos Trabalhadores de Santana do Paraíso, segundo o presidente da legenda Antônio Afonso Duarte- Zizinho, a primeira Jornada aconteceu no ano passado após a posse do atual diretório que traçou como meta o investimento na formação da militância, que, de acordo com o presidente é o bem mais precioso do Partido. Neste ano aconteceram (5) cinco encontros com várias palestras, momentos que serviram também para uma maior integração das comunidades e preparação para as eleições do ano que vem,é preciso que todos conheçam a dimensão do projeto petista para Santana do Paraíso e participem ativamente desta construção e execução, é o que a direção atual defende para que o município continue avançando em melhorias da qualidade de vida da população.
No encontro de encerramento houve a participação maciça da militância e da maioria dos pré-candidatos a vereadores pela legenda no município bem como várias autoridades e lideranças comunitárias e partidárias, as quais foram levar o reconhecimento e apoio ao partido e ao pré-candidato zizinho, entre elas o Prefeito Chico Simões PT de Cel-Fabriciano, o vice-prefeito Raimundo José PMDB de Santana do Paraíso, o vereador Geraldo Ferreira Pires (Geraldinho PT), do Presidente da Câmara Manoel do Nascimento Assis PMN, do vereador e Presidente do PMN Pastor Etevaldo Jose Dias, do vereador de Ipatinga Cesar Custodio PT, do vereador Renato da Capoeira PP da cidade de Ipaba, do Presidente do PT de Ipatinga Antonio Ventura Pirralho, do Edson Barbosa presidente do PRP de Santana do Paraíso, do presidente do PSL Jamil Barbosa e Everaldo Ciriaco Presidente do PC do B também de Santana do Paraíso.
O encontro foi encerrado em clima de festa, unidade e com entregas de Certificados aos participantes da Jornada.

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Participem do encerramento da II jornada de formação do PT,
Sua participação e muito importante!


quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Lula é o primeiro latinoamericano a receber o título pelo Instituto de Estudos Políticos de Paris

Pés na cozinha
O ex-presidente Lula recebeu o titulo de Doutor Honoris Causa pelo Instituto de Ciência Política de Paris, a Sciences Po. Um titulo honorífico que é concedido por instituições de ensino respeitadas àqueles que, de certa maneira, fizeram algo que as instituições acreditem ser relevante.
E a Sciences Po julgou que Lula fez algo de relevante e mereceu o título. Muita gente e instituições pelo mundo têm o mesmo julgamento. "O cara", como já foi chamado, foi homenageado em dezenas de lugares ao redor do mundo. Mas uma parte da imprensa brasileira não vê motivo. Eles enxergam vários problemas do governo Lula e nenhum mérito (ok, para esta parte da imprensa o grande "plus" de Lula foi não ter feito nada exceto continuar as políticas do príncipe FHC).
Valorizar é, por definição, uma ação subjetiva e, como tal, pessoal e intransferível. Se ela, esta parte da imprensa, não vê valores positivos no governo Lula, mais do que normal. Entretanto, como bem retratou o jornal argentino Página 12, a imprensa daqui se portou como escravocrata.
As perguntas que questionavam a escolha do ex-presidente do Brasil para o título de Honoris Causa foram, no mínimo, rudes. Como alguém que se orgulha da falta de educação formal pode ser Doutor Honoris Causa? Como pode laurear alguém que chamou Kaddafi de "irmão"?
Além de mostrar total desconhecimento da homenagem (Honoris Causa é honraria, oras, e não um título de mérito acadêmico), mostraram também ignorância sobre política. Afagos, fotos, sorrisos para a câmera e gentilezas, além é claro dos interesses, fazem parte da política interna e externa. Chamamos isso de realpolitik (procurem por fotos do mesmo Kaddafi com Clinton, Condoleeza Rice, Sarkozy e perceberão o tamanho da ignorância da pergunta)
Eu vou além. Não foram apenas ignorantes e rudes. Foram também um misto de arrogância e daquilo conhecido como "complexo de vira-lata". Uma repórter do Globo questionou do por quê escolherem Lula e não FHC. Se os dados econômicos e sociais não falassem por si, e se a pergunta não demonstrasse a escancarada preferência política da repórter, a indagação do jornal ansiava por um endosso da Sciences Po ao príncipe da sociologia e poliglota FHC, como se dissesse: este merece ser homenageado por vocês, ter seu trabalho reconhecido, um grande presidente, cultíssimo e que, como brasileiro, tem um pé na cozinha.
Questionava, portanto, aquilo que é subjetivo e, ao mesmo tempo, pediam um carimbo parisiense de "aprovado" ao ex-presidente-sociólogo, afinal o que é gringo é sempre melhor que o que é nacional, tupiniquim.
Um pé na cozinha não foi suficiente para a laurear FHC. Não foi a honraria concedida a Lula pelo seu governo que incomodou tanto, foram seus dois pés de Lula no cômodo dos fundos.
Kkkk,Lula é mesmo o cara!Viva o Brasil,viva o PT.

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Zizinho recebe apóio de várias lideranças em sua pré-candidatura para sucessão do prefeito Kim PT.

PT do Paraíso promove formação de sua militância e Zizinho recebe apóio de várias lideranças em sua pré-candidatura para sucessão do prefeito Kim PT.



Filiados, autoridades, militantes petistas e vereadores de cidades vizinhas lotaram a quadra do Centro Esportivo Ferrari, no Bairro Industrial neste domingo (18) para o quarto encontro da Segunda Jornada de Formação Petista de Santana do Paraíso.

Penúltimo de uma seqüência de cinco etapas, o tema escolhido para o encontro foi "O modo petista de legislar e as políticas públicas para juventude". Assunto abordado na palestra proferida pelo secretário geral da legenda em Minas Gerais, Deputado estadual Durval Ângelo.

Além do clima de confraternização e preparação da militância, o encontro traz um reforço dos ânimos para a disputa de 2012.

O evento seguiu com intervenções de apoio à decisão do diretório, algumas bastante emocionadas. O presidente da legenda, vereador Antônio Afonso Duarte, o Zizinho, é apontado como pré-candidato à sucessão do prefeito Joaquim Correia de Melo - Kim, atual prefeito da cidade, também filiado ao Partido.

A Bancada de vereadores petistas de Santana do Paraíso compareceu completa ao evento. Além do presidente Zizinho, Geraldinho e Vânia também estiveram presentes.

O evento ainda contou com participações do vereador Agnaldo Bicalho, de Ipatinga, o vereador Renato da Capoeira de Ipaba-MG, o prefeito de Coronel Fabriciano, Chico Simões, o vice-prefeito de Santana do Paraíso Raimundo José e de aproximadamente 300 participantes, entre filiados e simpatizantes.

O encerramento da 2ª Jornada de formação acontecerá no dia 16 de outubro no Centro, no plenário da Câmara Municipal de Santana do Paraíso, das 08h30 às 12h horas.


Zizinho Recebe apoio de várias lideranças entre elas do vice-prefeito do PMDB.

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Zizinho participou do 4º Congresso Nacional do PT que reformulou o Estatuto do Partido

Refforma do Estatuto
Aprovada no 4º
Congresso
2
1.. Processo de Fiilliiação
 Mantém regras atuais e acrescenta:
Os diretórios municipais ou zonais realizarão obrigatoriamente quatro reuniões por ano com novos filiados para que estes conheçam o PT, sua história e concepção, seus direitos e deveres partidários. Estas atividades terão caráter nacional e conteúdo subsidiado pela Escola Nacional de Formação. As instâncias municipais devem enviar, obrigatoriamente, às Secretarias de Organização e Formação de âmbito estadual e nacional, o calendário e os relatórios para que os filiados que tenham participado de pelo menos uma reunião sejam inseridos no Cadastro Nacional de Filiados.
2.. Justiifiicatiiva de ausênciia no PED
Introduz justificativa obrigatória para os filiados que não comparecerem ao PED. Quem não se justificar em um ano manterá sua filiação, mas não estará apto para votar e ser votado no PT. A justificativa poderá ser feita junto ao DM, em documento assinado pelo filiado, ou diretamente pelo filiado na Internet (Comunidade PT, com senha pessoal).
3.. Contriibuiição fiinanceiira e diireiito de voto em elleiições
iinternas
 Mantém Contribuição obrigatória de todo/as filiados.
4.. Condiições de partiiciipação pollíítiica em atiiviidades
partiidáriias para assegurar o diireiito de voto
 Será necessário participação do filiado em pelo menos uma atividade partidária no ano para votar e ser votado, além de estar em dia com sua contribuição financeira.
5.. Contriibuiição de fiilliiados não ocupantes de cargo elletiivo,,
comiissiionado ou partiidáriio
 Institui taxa semestral para filiados que não ocupam cargo eletivo, cargo comissionado ou cargo partidário;
 DN define anualmente o valor da contribuição financeira do filiado, respeitado o princípio da proporcionalidade;
 A “Taxa de Referência” será aplicada aos Diretórios Municipais de acordo com o número de filiados respectivo;
 A contribuição dos filiados poderá ser individual ou coletiva;
 O Diretório Municipal decide sobre as atividades de contribuição coletiva
 A contribuição coletiva deverá quitar todos os filiados da instância de base
 Do valor arrecadado 10% será repassado ao Diretório Estadual respectivo e 5% ao Diretório Nacional, que servirá para controle do processo;
3
 Cobrança em conta única (SACE), redistribuída automaticamente aos municípios e estados.
6.. Prazo de quiitação para diireiito e voto
 Filiados devem quitar sua contribuição financeira 90 dias antes do PED.
7.. Contriibuiição fiinanceiira de diiriigentes e candiidatos
 A contribuição de dirigentes partidários, correspondente a 1% do salário liquido, passa a ser mensal, feita através do SACE, com repasse automático às instâncias;
 Candidatos às direções partidárias e pré-candidatos a cargos eletivos devem apresentar Certidão de Adimplência, a ser emitida pelo SACE nacional.
 Dirigentes assalariados pelo Partido contribuirão como cargo eletivo ou comissionado, a ser definido pelo DN
8.. Quiitação de repasses entre iinstânciias para partiiciipação no
PED
 Quitação dos repasses entre instâncias 60 dias antes do PED,
 Nas instâncias que não estiverem em dia com as instâncias superiores o PED será convocado e coordenado pela instância superior, e a eleição será realizada somente para os níveis superiores. Na nova CP não será permitida a participação dos dirigentes anteriores.
9.. Forma de elleiição
 Direções zonais, municipais, estaduais e nacional continuarão a ser eleitas diretamente pelos filiados no PED.
10.. Duração do mandato e Recallll
 Os Mandatos das Direções passam a ser de quatro anos;
 Institui o PEDEX ( PED Extraordinário) a cada dois anos para instâncias que não fizeram o PED ou que não tiverem mais a totalidade de membros do diretório;
 Será realizado Encontro de Delegados obrigatório a cada dois anos com possibilidade de “Recall” (2/3 do Encontro pode convocar novo PED em 90 dias para a respectiva instância, bem como para as instâncias setoriais)
11.. Forma de elleiição do Presiidente
 Candidato a Presidente, em todos os níveis, continua sendo apresentado separado das Chapas.
4
12.. Indiicação dos elleiitos e supllentes
 As listas para as direções, delegações e órgãos, passam a ser preordenadas. Serão eleitos, pela proporcionalidade, os nomes na ordem apresentada.
 Os demais componentes da lista passam a ser suplentes, na ordem apresentada pela chapa.
 Substituições e Convocações de suplentes obedecerão a ordem da lista de suplente preordenada.
13.. Criitériio de gênero
 Fica aprovada a paridade de gênero na composição das direções, delegações, comissões e nos cargos com função específica de Secretarias.
14.. Criitériio geraciionall
 Todas as chapas e direções deverão conter, no mínimo, 20% de componentes com menos de 30 anos de idade.
15.. Criitériio étniico-raciiall
 Todas as chapas e direções deverão obedecer critério étnico racial, a ser regulamentado pelo Diretório Nacional, levando-se em conta a composição populacional e dos filiados ao Partido, tomando como referência a participação mínima de 20% na direção.
16.. Eleição de delegados
 Nos pequenos municípios não haverá eleição de delegados locais. Todos os filiados são considerados Delegados e participam de Plenária do Encontro Municipal. O DN decidirá o número de corte a cada PED.
17.. Exiigênciias para iinscriição de chapas e candiidatos
 Chapas incompletas serão aceitas somente com um mínimo de 30% de inscritos em relação às vagas para as chapas nacionais, bem como seus órgãos e delegações e de 50% para as estaduais e municipais.
 Chapas nacionais deverão apresentar para o DN, componentes distribuídos em 9 estados.
18.. Tiipo de organiização das iinstânciias para partiiciipação no
PED
 Os Municípios organizados em Comissão Provisória só votam para direção municipal.
5
 Após os Ped’s extraordinários (Pedex) bianuais, as Comissões Provisórias que não se transformarem em DM, serão destituídas e os membros anteriores não poderão participar de uma nova CP. O PT não participará da eleição de prefeito e vereadores seguinte.
19.. Fiinanciiamento elleiitorall
 Cada instância, obrigatoriamente, reservará mensalmente, para constituição do Fundo Eleitoral Interno, 5% de sua receita com Fundo Partidário e contribuições de filiados;
 O financiamento das chapas e candidatos será exclusivo através do Fundo
 O Fundo cobrirá as do PED, de eventuais prévias, dos encontros setoriais e Congressos da Juventude.
 O critério de distribuição do Fundo e as contribuições financeiras de filiados às chapas e candidatos serão regulamentados pelo Diretório Nacional;
 A contribuição dos Filiados às suas Chapas e Candidatos , a ser regulamentado pelo DN, deverá ser feita somente através do Fundo.
20.. Préviias
 As Prévias ocorrerão para Presidente da República, Governador, Senador e Prefeito, quando houver mais de um candidato.
 O diretório respectivo poderá, excepcionalmente, com votos de 2/3 de seus membros, deliberar pela não realização de prévias. Neste caso, a escolha do candidato ocorrerá no Encontro de Delegados, com votação em urna. O DN estabelecerá data limite para a decisão do respectivo diretório.
 Quando o Diretório decidir pela não realização de prévias, a eleição de delegados deve ocorrer depois desta decisão.
21.. Inscriição de pré-candiidaturas majoriitáriias
 Para ser pré-candidato(a) majoritário(a) é preciso se habilitar com apoio subscrito de, no mínimo, 10% do número de votantes no último PED na respectiva instância.
 Quando a escolha do candidato for em Encontro, a inscrição dever ser assinada por, no mínimo, 10% dos delegados.
22.. Convocação e quorum de elleiições e consulltas iinternas
 O percentual para convocação de plebiscitos e referendos por filiados passa a ser de 20% dos votantes no último PED;
 Os quoruns para plebiscitos, referendos, PED e prévias serão de 25% a partir de 2014. Até lá padroniza-se em 15%;
6
 Cria-se o instrumento “Proposta de Resolução de Iniciativa de Filiados”. Quando subscrita por x% de votantes no último PED será submetida ao Diretório correspondente. O DN regulará o percentual mínimo de subscrição.
23.. Criitériio de diistriibuiição de vagas
 A Chapa que obtiver maioria absoluta dos votos válidos deve ter maioria absoluta das vagas.
24.. Setoriiaiis
 As direções e delegações setoriais, em todos os níveis, serão eleitas em Encontros a cada quatro anos, de forma intercalada à direção nacional.
25.. Juventude do PT
 A Juventude do PT (JPT) é a instância partidária que tem por objetivo organizar a atuação partidária dos filiados jovens e dialogar com a intervenção petista juvenil nos diferentes movimentos sociais.
 A participação nos espaços deliberativos e instâncias de direção da Juventude do PT é aberta a todo filiado/a com até 29 anos de idade.
 A Juventude do PT tem o funcionamento de suas instâncias definido por regimento próprio, a ser aprovado em Congresso e submetido ao Diretório Nacional.
 A eleição das direções da JPT será a cada 2 (dois) anos, tendo o seu formato regulamentado pelo II Congresso da JPT.
 No Regimento deverá constar as relações da Juventude com as direções partidárias e o investimento a ser destinado para a organização e funcionamento da instância em todos os níveis, devidamente vinculado a um plano de trabalho.
26.. Códiigo de Étiica
 Incorporar os títulos VII e VIII do Estatuto ao Código de Ética, que será impresso no mesmo caderno que o Estatuto;
 Consolidar os artigos, excluindo as duplicidades;
 Artigos específicos do Código de Ética se encaixarão no tema correspondente do estatuto (por exemplo: PED, escolha de candidaturas, etc);
27.. Impediimento de ocupação de cargo no poder executiivo
 O Artigo 8º do Código de Ética impede que membro de Comissão Executiva ocupe cargo no poder executivo do seu respectivo nível.
 A proibição acima continua valendo apenas para os municípios acima de 50 mil eleitores. Para municípios menores proíbe-se somente o Prefeito na função de Presidente do PT.
7
28.. Fundação Perseu Abramo
 As contas da Fundação Perseu Abramo devem ser submetidas ao Diretório Nacional antes de submeter aos órgãos de controle;
 Fica vedado, a partir da próxima gestão, que membro da CEN ocupe cargo na diretoria executiva da FPA.
29.. Escolla Naciionall de Formação
 A Escola Nacional de Formação passa a ser Órgão do partido;
 A Escola é o órgão responsável pela elaboração da Política Nacional de Formação do PT;
 As diretrizes da Escola serão aprovadas pelo Diretório Nacional, ouvido o Conselho Curador e a FPA.
30.. Liimiitação de número de Mandatos Legiisllatiivos
 Fica Limitado a 3 (três) o número máximo de mandatos parlamentares consecutivos – vereador, deputado estadual e deputado federal. Começa a contar para vereador em 2012 e para deputados em 2014.
 Fica Limitado a 2 (dois) o número máximo de mandatos consecutivos para o Senado, enquanto o mandato permanecer de oito anos. Começa a contagem em 2014.
31.. Obriigatoriiedade de diivullgação da prestação anuall de
contas do Fundo Partiidáriio
 Torna obrigatório a divulgação do resumo da prestação de contas anual do Fundo Partidário, no site do PT Nacional.
32.. Composiição da diireção
 A Comissão Executiva Nacional passa a contar com 5 Vice-Presidentes, que poderão receber responsabilidades temáticas ou regionais, sem aumentar o número total de membros.
 Na composição das Direções Municipais, Estaduais e Nacional, o partido buscará equilíbrio em sua composição, levando em conta a participação dos militantes do movimento social, intelectuais, integrantes da sociedade civil e membros do executivo e parlamentares.
33.. Fiinanças Para a Promoção da Partiiciipação das Mullheres
 O Diretório Nacional aplicará, conforme a determinação legal, o percentual de, no mínimo, 5% do total do Fundo Partidário para o Programa de Participação Política das mulheres.
8
34.. Recomendações ao DN sobre Tabella de Contriibuiição e de
repasses entre iinstânciias
 O 4º Congresso recomenda ao Diretório Nacional efetuar a revisão das tabelas de contribuição financeira para cargos no executivo e legislativo, avaliando a possibilidade de unificação de tabelas;
 Recomenda também a revisão dos percentuais de repasses entre instâncias.
35.. Partiiciipação diigiitall
 Ficam incluídos os coletivos petistas nas redes sociais da Internet como Núcleos de base.
36.. Tamanho mííniimo das Comiissões Executiivas Muniiciipaiis
 As Comissões Executivas Municipais passam a ter, no mínimo 7 membros, incluindo as Secretarias de Organização, Comunicação e Movimentos Populares.
37.. Reforma aprovada sobre Setoriiaiis
Artigo 13 – São direitos do(a) filiado(a):
... Acrescentar: “XVI – fazer a qualquer momento a adesão a um dos setoriais partidários, nos termos deste Estatuto”.
Art. 58 – Dos Núcleos de Base
... Acrescentar após o §2º: “§3º - Os Núcleos Setoriais Zonais e Municipais se articularão com as instâncias de direção correspondentes e com os respectivos Setoriais Municipais, Estaduais e Nacionais”.
Seção V – Dos Setoriais, Secretarias Setoriais e Organizações Petistas – Nova Redação a Partir das Resoluções do III
Congresso
Art. 121 – “Os Setoriais são instâncias partidárias que organizam a militância petista nos movimentos sociais, com três finalidades básicas:
“a) motivar a organização partidária de filiados(as) petistas dos movimentos sociais
em cada setor;
“b) participar obrigatoriamente da elaboração de políticas públicas no âmbito partidário para subsidiar programaticamente a ação institucional do Partido;
“c) funcionar como a representação institucional do PT em cada setor nas suas relações com os movimentos sociais, as bancadas parlamentares e os governos integrados pelos quadros do Partido”.
Art. 122 – “Os Setoriais são organizados em âmbito municipal, estadual ou nacional, mediante autorização das instâncias de direção correspondentes.
“§1º. Somente a Executiva Nacional poderá instituir ou alterar a composição dos setores de atuação partidária reconhecidos como nacionais;
9
“§2º. As Executivas Estaduais, Municipais e Zonais, bem como outras instâncias
regionais de organização partidária existentes nos estados, poderão instituir setores de atuação partidária, sendo considerada prioritária a instituição em suas áreas correspondentes dos setores nacionalmente organizados.
“§3º. As instâncias dirigentes zonais, municipais, estaduais e nacionais apoiarão a constituição de núcleos setoriais, nos termos
deste Estatuto.
Art. 123 – “Os Setoriais estarão vinculados às Secretarias de Movimentos Populares e Políticas Setoriais de cada instância de direção correspondente, municipal, estadual ou nacional.
Art. 124 – “Os Setoriais devem ter atuação permanente, enquanto instância de
formulação e articulação partidárias.
“§ 1º. – As coordenações setoriais nacionais e estaduais realizarão obrigatoriamente ao menos duas reuniões presenciais e uma
plenária presencial a cada ano, comunicadas antecipadamente à instância de direção correspondente.
“§2º. – As coordenações setoriais municipais e os núcleos setoriais realizarão obrigatoriamente ao menos quatro reuniões presenciais e duas plenárias presenciais a cada ano, comunicadas antecipadamente à instância de direção correspondente.
“§3º. – As instâncias de direção partidárias viabilizarão os recursos financeiros necessários à viabilização do funcionamento regular mínimo dos setoriais, acima descrito.
"§ 4o. - O descumprimento do funcionamento regular mínimo por parte dos Setoriais permitirá à Direção da instância partidária correspondente a convocação de encontros extraordinários para recomposição da respeciva Coordenação Setorial.
“§5o. – O mandato das Coordenações Setoriais e das Secretarias Setoriais será de quatro anos, observadas as condições previstas neste Estatuto para as direções de todas as demais instâncias partidárias.”
Art. 125. - “O Diretório Nacional do PT poderá constituir Secretarias Setoriais que expressem prioridades de organização de determinados setores, de forma permanente ou temporária”.
§ Único - Às Secretarias Setoriais não se aplicará o disposto no art. 123.
Art. 126 – “As Coordenações Setoriais terão direito a voz nas reuniões dos Diretórios de nível correspondente, zonais, municipais, estaduais e nacional.
§ 1º. – “As Secretarias Setoriais terão direito a voz nas reuniões das Executivas partidárias de nível correspondente, zonais, municipais, estaduais e nacional.
§ 2º. – “Sempre que forem pautados assuntos que sejam referentes a um setorial nas Executivas partidárias, deverá ser convidada a participar a coordenação setorial de nível correspondente, com direito a voz.
Art. 127 – “No orçamento geral do Partido, aprovado nas instâncias partidárias, serão destinados recursos para a ação setorial.”
Seção VI – Dos Encontros Setoriais
Art. 128 – “Os Encontros Setoriais são abertos à participação de todos(as) os(as) filiados(as) que atuam junto ao respectivo setor de militância social, observados os seguintes pré-requisitos:
10
“a) filiação um ano antes da data de realização do encontro;
“b) adesão setorial três meses antes da data de realização do encontro;
“c) quitação de suas contribuições financeiras estatutárias.”
§ 1º. – “O Diretório Nacional deverá regulamentar a adesão setorial, inclusive por meio eletrônico, emitir formulário nacional de adesão setorial, a ser preenchido pelo(a) filiado(a) e registrado junto ao respectivo Diretório Estadual, e atualizar anualmente as listagens de adesão setorial em todo o país.
§ 2º. – “Os(as) filiados(as) poderão participar de um setorial com direito a voz e voto, para o qual fará a sua adesão, e de outro setorial de sua preferência, apenas com direito a voz.
§ 3º. – “Filiados(as) que fizerem sua opção por participar das organizações de Juventude, Mulheres e Combate ao Racismo do PT poderão igualmente participar de um Setorial com direito a voz e voto.
§ 4º. – “O Diretório Nacional deverá fixar o calendário nacional e as regras para os encontros setoriais nacionais, estaduais e municipais a cada quatro anos, em caráter ordinário, ou extraordinariamente".
Art. 129. “Os Encontros Setoriais Nacionais elegem os Coletivos e o(a) Coordenador(a) ou Secretário(a) Nacional; os Encontros Setoriais Estaduais elegem os Coletivos, o(a) Coordenador(a) ou Secretário(a) Estadual e os(as) delegados(as) ao Encontro Setorial Nacional, na proporção definida pelo Diretório Nacional; e os Encontros Setoriais Municipais elegem os Coletivos, o(a) Coordenador ou Secretário(a) Municipal e os(as) delegados(as) ao Encontro Setorial Estadual, na proporção definida pelo Diretório Nacional.
§ 1º. – “Os Encontros Setoriais Nacionais só podem ser realizados quando o Setorial tiver pelo menos um ano de funcionamento, contado a partir da autorização da Executiva Nacional.
§ 2º. – “Os Encontros Setoriais Estaduais e Municipais podem ser realizados por autorização das respectivas Executivas, sendo que a eleição de delegados para os Encontros Setoriais de nível superior só será permitida após um ano de seu funcionamento.
§ 3º. – “O quórum para os encontros e para a eleição de delegados(as) dos Setoriais de Pessoas com Deficiência e de Assuntos Indígenas será de 50% (cinqüenta por cento) inferior aos dos demais setoriais.
§ 4º. – “As deliberações dos Encontros Setoriais deverão ser encaminhadas ao Encontro de mesmo nível, zonal, municipal, estadual ou nacional, para que sejam obrigatoriamente apreciadas.
38.. Reforma aprovada sobre Núclleos no Exteriior
 No caso dos núcleos do PT no exterior, para participação nas eleições internas, além da exigência estatutária de filiação mínima de um ano, somente terão direito a voto os filiados vinculados ao núcleo há pelo menos seis meses.
 Os núcleos de base no exterior realizarão periodicamente o Encontro de Petistas no Exterior (EPTEX), a ser regulamentado pelo Diretório Nacional do PT.
 Acrescentar ao Art. 60: No caso dos núcleos no exterior, serão eleitas também coordenações regionais, cujo funcionamento será regulamentado pelo DN.

terça-feira, 30 de agosto de 2011

PT de Santana do Paraíso investe na formação de filiados




O Partido dos Trabalhadores de Santana do Paraíso realizou no último domingo (28), mais uma etapa da Segunda Jornada de Formação Petista. O local escolhido desta vez foi a Escola José Herbert de Sousa – Betinho, no Bairro Cidade Nova.
O objetivo principal da jornada de formação é a preparação dos militantes da legenda, para a disputa eleitoral do próximo ano, mas também garantir a todos, o entendimento da política no município e seu funcionamento como um todo.
O encontro, que foi coordenado pelo presidente da legenda, o vereador Antônio Afonso Duarte, o Zizinho, apresenta certo clima de preparação dos ânimos da militância para uma disputa vindoura. Zizinho é apontado como pré-candidato à sucessão do prefeito Joaquim Correia de Melo - Kim, atual prefeito da cidade, filiado ao Partido dos Trabalhadores.
Uma palestra sobre Orçamento Participativo foi proferida pelo ex-prefeito da cidade de Periquito, Nereu Nunes. Governança com enfoque petista foi o tema abordado pelo outro palestrante, Pedro Eusébio, o ex-prefeito de Dom Cavati.
O evento ainda contou com participações, do vereador Agnaldo Bicalho, de Ipatinga, dos vereadores de Santana do Paraíso pelo PT, Geraldo Ferreira Pires - Geraldinho e Ivanir Moreira - Vânia, e de aproximadamente 150 participantes, entre filiados e simpatizantes.
O encontro do Bairro Cidade Nova foi o terceiro de uma sequência de quatro etapas. A primeira aconteceu no dia 10 de julho no bairro Ipaba. O segundo ocorreu no dia 07 de Agosto, no Bairro Águas Claras e teve como temas “A ética no partido, A militância e o Compromisso do candidato petista”.
Dia 18 de Setembro o Bairro Industrial recebe a próxima etapa, que deverá abordar “O modo petista de legislar e as políticas públicas para juventude”. O encerramento da Jornada acontecerá somente no dia 16 de outubro no centro.
Segundo Zizinho, a Jornada de Formação é uma das prioridades do partido. “É do nosso interesse construir e fortalecer cada vez mais a unidade do partido. E é claro, a formação vai nos preparar para isso, seja qual for nosso desafio em 2012, é fundamental que estejamos preparados”, Afirmou.

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Em BH Lula recebe o carinho da militância de Santana do Paraíso

Em BH Lula recebe o carinho da militância de Santana do Paraíso e de toda Minas Gerais e apóia a greve dos professores estaduais

Em visita à Belo Horizonte ontem, dia 18, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi recebido no auditório do Colégio Pio XII aos gritos de “olé, olé, olé, olá, Lula, Lula”, por milhares de militantes. Em suas primeiras palavras Lula enfatizou que está ciente da greve dos professores estaduais pela aprovação do piso nacional em Minas, que está acontecendo desde o dia 8 de junho.

“Eu estou sabendo que os professores estão em greve em Minas Gerais. O mais grave é que nós aprovamos uma Lei criando o piso salarial dos professores, essa Lei foi sancionada, quando eu estava na Presidência alguns governadores entraram na justiça para não pagar o piso e a justiça sentenciou que o piso é constitucional! É uma vergonha alguém dizer que não pode pagar o piso de R$1.100,00 para um professor”, protestou Lula.

O ex-presidente relembrou as conquistas do povo no seu governo, falou da importância do Bolsa Família, do crédito consignado, pró-jovem, Programa de Aquisição de Alimentos, entre outros. “Em oito anos este país gerou 15 milhões de empregos com carteira funcional assinada. Como está o desemprego nos EUA hoje? 10%. Quanto é que tá na Espanha? 20%. Quanto tá na Europa? 10%. E quanto tá no Brasil? 6%! Nós nunca imaginamos isso neste país”, afirmou Lula emocionando a militância presente. Lula também afirmou as conquistas internacionais do país. “Quando eu cheguei ao governo eu estava rouco de tanto gritar fora FMI. Cinco anos depois nós chamamos o FMI para devolver o que devíamos. E hoje é o FMI que deve o Brasil!”.

Sobre a presidenta Dilma, Lula enfatizou que se enganam os que acham que ela não fará grandes realizações no Governo. “Ela vai fazer e vai fazer melhor! Porque ela trabalhou oito anos e irá trabalhar muito mais agora. Além de tudo ela é mineira, mineira aqui de BH e mineira não nega fogo”.

Lula almoçou com a base aliada do governo Dilma em Minas e durante a tarde se reuniu com as lideranças do PT no Hotel Ouro Minas. Estavam presentes os membros do Diretório Estadual, da Executiva Estadual, os deputados federais e estaduais do PT mineiro e alguns prefeitos do partido. Lula falou sobre o modo petista de governar, sobre as conquistas do Governo Federal com o PT e respondeu a questões levantadas pelos presentes. O ex-presidente afirmou que estará presente nas eleições para que o PT vença em todas as cidades em que vai concorrer em Minas Gerais.
O Partido dos Trabalhadores de Santana do Paraíso esteve representado neste encontro com Lula pelo seu presidente Antônio Afonso Duarte-Zizinho e sua esposa Maria Sônia Lúcia P.Duarte,pelo vereador e líder da Bancada Geraldo Ferreira Pires(Geraldinho) e seu assessor Wanderley Patrik,Tânia Marcia Silva Castro e João Fernandes,ambos membros do diretório Municipal.

sábado, 23 de julho de 2011

TRADICIONAL FESTA DE SANTANA DO PARAÍSO

Sérgio Reis e Renato Teixeira juntos em Santana do Paraíso
Shows musicais, quadrilha e uma fogueira de 17m mantêm a tradição da Festa de Santana
Os cantores Sérgio Reis e Renato Teixeira, dois dos maiores nomes da música brasileira de raiz, são a atração principal da Festa de Santana 2011 neste sábado (23), a partir das 20h. Eles apresentarão, na praça de eventos do centro de Santana do Paraíso, o show “Amizade Sincera”, com o qual vêm rodando o Brasil desde o ano passado.
A Festa de Santana foi aberta na noite de sexta-feira, com apresentação de dança country do Projeto Sócio-Educativo de Assistência Social, mantido pela Prefeitura de Santana do Paraíso, e shows com o cantor Bruno Caipira e a banda Fogo na Palha. Neste sábado, além do show de Sérgio Reis e Renato Teixeira, a festa terá como atração musical a banda Olhos de Néon.
A programação da Festa de Santana neste sábado será aberta com uma apresentação do grupo de dança de quadrilha Pega Frango, de Belo Horizonte. Criado em 1999, o grupo faz um importante trabalho na capital de resgate e defesa das tradições mineiras e também de defesa social de comunidades carentes.

FOGUEIRA
A programação em homenagem à padroeira de Santana do Paraíso foi aberta no inicio do mês, com atividades coordenadas pela Paróquia local. Outro destaque da programação deste sábado, tem o apoio da Usiminas, é o acendimento da tradicional fogueira, símbolo da Festa de Santana. A fogueira, com 17 metros de altura será acesa por volta das 21h, com um espetáculo pirotécnico.
No show principal da festa deste ano, Sérgio Reis e Renato Teixeira farão uma apresentação inédita no Vale do Aço, acompanhados de uma banda que tem entre os seus integrantes os filhos dos próprios artistas. No show de Santana do Paraíso, eles apresentarão seus principais sucessos “O Menino da Porteira”, “Vide, Vida Marvada”, “Amanheceu, Peguei a Viola”, “Comitiva Esperança”, “Boiadeiro”, “Frete”, “Vida Boa”, “Trem do Pantanal”, “Romaria”, “Tristeza do Jeca” e “Amizade Sincera”, além de várias piadas e “causos”.
O prefeito de Santana do Paraíso, Joaquim Correia de Melo – Kim (PT), destacou que a Festa de Santana é uma tradição importante, tanto pelo caráter religioso quanto cultural. Outro aspecto apontado por Kim é o turístico, com expectativa de receber, neste fim de semana, milhares de visitantes da Região Metropolitana do Vale do Aço e de cidades de outras regiões.
“A Festa de Santana é um evento para reencontro de amigos, familiares e visitantes, enfim, de todos que por um motivo ou por outro se ausentaram fisicamente da cidade, mas aqui têm preso o seu coração. É uma oportunidade para mostrarmos também a nossa cidade, que cresceu muito nos últimos anos, e reafirmarmos o orgulho de ser paraisense”, afirmou o prefeito.

terça-feira, 12 de julho de 2011

PT de Santana do Paraíso define seu pré-candidato para as eleições municipais de 2012



Leia a materia abaixo:
Em reunião do Diretório Municipal ocorrida nesta sexta-feira, dia 08 de Julho, o Partido dos Trabalhadores de Santana do Paraíso referendou o nome do atual vereador Antônio Afonso Duarte - Zizinho, como o pré-candidato à sucessão do prefeito Joaquim Correia de Melo - Kim, atual prefeito da cidade, filiado ao Partido dos Trabalhadores. A decisão foi tomada pelo diretório, com a participação do ex-vereador Élvio Cruz e do vereador Zizinho, ambos postulantes à vaga.
Ao longo da semana o diretório realizou várias reuniões na busca do consenso. Todos os participantes foram unânimes em considerar que o partido não deveria recorrer às prévias como forma de decisão final, cabendo ao diretório, após consulta ao prefeito Kim e às partes, o poder de decidir. Assim, tendo recebido, conforme registrado em ata e assinado por todos os presentes a responsabilidade da palavra final, o diretório votou e referendou o nome do Vereador Antônio Afonso Duarte – Zizinho, como o pré-candidato do Partido dos Trabalhadores às eleições de 2012.
O anúncio da pré-candidatura do vereador “Zizinho” à sucessão municipal de Santana do Paraíso ocorreu neste domingo durante o primeiro encontro da 2ª Jornada de Formação do Partido dos Trabalhadores que aconteceu no bairro Ipaba. O evento contou com as participações, do prefeito de Coronel Fabriciano Chico Simões, do ex-prefeito de Periquito Nereu representando o Deputado Estadual Durval Ângelo, do Ex-Deputado Federal Ivo José, dos vereadores de Santana do Paraíso pelo PT, Geraldo Ferreira Pires - Geraldinho e Ivanir Moreira - Vânia, e de aproximadamente 60 participantes entre filiados e simpatizantes.
Como era de se esperar, com o anúncio da decisão as eleições de 2012 tornaram o foco das falas. O prefeito Chico Simões destacou a importância da busca do consenso para garantir o êxito em 2012 e que o projeto do partido deve estar acima das pessoas. Ivo José, cidadão honorário de Santana do Paraíso afirmou que o partido demonstra maturidade política e que agora é importante costurar acordos e alianças para se fortalecer, para tanto ele se coloca à disposição do partido.
Ovacionado pela militância, durante o anúncio o pré-candidato Antônio Afonso Duarte – Zizinho agradeceu a manifestação de apoio por parte de todos os presentes de forma especial à militância e ponderou a seriedade e maturidade na condução do processo.
_“ Todos foram ouvidos, do prefeito ao companheiro Élvio Cruz. Ressalto que nas reuniões do diretório a ampla maioria, inclusive o companheiro Elvio, colocaram-se contrários à realização das prévias e que ao final caberia ao diretório a responsabilidade de votar e indicar o pré-candidato à sucessão do companheiro Kim”.
O partido instituiu uma Comissão de negociação, formada por membros do diretório e bancada do PT, esta comissão deverá reunir-se com os diferentes segmentos da sociedade com o objetivo de ampliar as alianças e as articulações políticas para garantir a continuidade das mudanças que o prefeito Kim tem realizado na cidade.
“_ O projeto político do Partido dos Trabalhadores para Santana do Paraíso não pode parar, pois o povo sabe; ONDE O PT GOVERNA DA CERTO, por isso acreditamos que estamos no caminho certo”, finalizou o vereador e presidente do PT agora pré-candidato ZIZINHO.

segunda-feira, 27 de junho de 2011

MDS lança Edital para apoiar Agricultura Familiar

Municípios pertencentes ao Programa Territórios da Cidadania e com população de até 50 mil habitantes poderão receber recursos do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) para implantar unidades de apoio à distribuição de alimentos da agricultura familiar. Para isso, eles devem participar do edital de seleção pública do MDS que está destinando recursos de R$ 5 milhões para a ação.
Essa é a primeira vez que o MDS apoia a construção dessas unidades, que são espaços físicos equipados para auxiliar a distribuição de produtos da agricultura familiar, em especial os dos Programas de Aquisição de Alimentos (PAA) e da Alimentação Escolar (PNAE), conforme Lei nº 11.947/2009. As unidades podem desenvolver o apoio à comercialização direta dos alimentos nos mercados locais e regionais, buscando a inclusão social e produtiva e o fortalecimento de sistemas públicos agroalimentares locais de base agroecológica e solidária.
Para participar do edital, os municípios devem inscrever a proposta, até 7 de julho, no Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse (Siconv), do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (https://www.convenios.gov.br/portal/). Além da exigência de participar dos Territórios da Cidadania e ter até 50 mil habitantes, os municípios precisam estar inseridos no PAA. Mais detalhes da inscrição podem ser consultados no edital publicado no portal do MDS (http://www.mds.gov.br/segurancaalimentar/editais).
Serão financiados a elaboração de projetos básicos de arquitetura e engenharia, execução de obras e instalações, aquisição de veículos, equipamentos, materiais permanentes e de consumo, no valor máximo de R$ 450 mil por proposta. A gestão e a manutenção das unidades são de responsabilidades dos municípios. O resultado será divulgado dia 8 de agosto.
Programa
O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) contribui para a segurança alimentar e nutricional de pessoas atendidas pela rede de equipamentos públicos de alimentação e nutrição (Restaurantes Populares, Cozinhas Comunitárias, Bancos de Alimentos) e pela rede socioassistencial, além de promover a inclusão econômica e social no campo por meio do fortalecimento da agricultura familiar.
Os alimentos são adquiridos diretamente de agricultores familiares ou de suas organizações (cooperativas e associações), dispensada a licitação, desde que os preços sejam compatíveis com os praticados nos mercados locais e regionais. Por ano, os agricultores podem vender ao programa R$ 4,5 mil. Na modalidade leite, os produtores podem vender R$ 4 mil por semestre.
Desde 2003, o PAA já investiu mais de R$ 3,5 bilhões na aquisição de 3,1 milhões de toneladas de alimentos de cerca de 160 mil agricultores por ano. Os produtos abastecem anualmente 25 mil entidades. Para 2011, o orçamento do programa é de R$ 640 milhões.

Fonte: Ascom/MDS

zizinho13.blogspot.com

Após denúncias, governo endurece regras para Oscips

Entidades, que recebiam recursos públicos sem o menor controle, terão que prestar contas anualmente
O governo federal decidiu fechar o cerco às Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscips), entidades não governamentais sem fins lucrativos que podem receber dinheiro público por meio de contratos. Segundo o Tribunal de Contas da União (TCU), o total de verba federal apresentada sem prestações de contas pelas Oscips é de 120 milhões de reais. A informação foi divulgada nesta terça-feira em reportagem do jornal O Globo.

O secretário-executivo do Ministério da Justiça, Luiz Paulo Barreto, admite que as entidades não eram fiscalizadas da forma adequada. Apenas 30% das Oscips se preocupavam em prestar contas. Agora, as entidades serão obrigadas a fazer um cadastro anual e explicar a movimentação de recursos públicos.

Se não o fizerem, perderão a qualificação de Oscip. Hoje há 5.820 Oscips cadastradas no Ministério da Justiça. Muitas delas têm endereços desconhecidos, não exercem a atividade anunciada ou já fecharam as portas. Ainda assim, continuam recebendo recursos federais.

O Ministério da Justiça vai abrir uma auditoria para receber denúncias da atuação irregular de Oscips. Também firmará convênios com Ministérios Públicos dos estados, com governos estaduais, prefeituras e Tribunais de Contas Estaduais para realizar a fiscalização in loco das entidades.

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, assinou nesta terça-feira uma portaria para criação de um grupo de trabalho para analisar toda legislação sobre as Oscips.

Uma reforma política com a nossa cara

O estudo "O Sonho Brasileiro", do Datafolha, em parceria com o Itaú, Globo e outras instituições privadas, veio em boa hora para retratar as condições ideológicas da nossa juventude, já sob o impacto de quase uma década de governo do PT, onde ela foi beneficiada pelo crescimento econômico, distribuição de renda e muitas políticas específicas.

Foram ouvidos 3.000 jovens em pesquisas qualitativas e quantitativas em cidades de quatro regiões do País. Entre as ouvidas, 47% pertencem à classe C, seguida de 33% da B e 17% das classes D e E, as camadas em mobilidade social, compostas majoritariamente por jovens e sendo que a classe C é a chamada "nova classe média".

Quanto à expressão mais política da pesquisa, os números indicam que a reforma política interessa muito à juventude, mesmo que isso não seja uma manifestação direta, e que as propostas do PT, discutidas pelas juventudes partidárias de centro-esquerda, dialogam bastante com os anseios do grupo social e são uma oportunidade para reparar uma identidade juvenil-partidária.

Dos sonhos, 31% estão relacionados à reparação social: sendo que 18% sonham com menos violência e 13% com menos corrupção. 28% estão ligados à realização: sendo que 10% desejam mais empregos para o País, outros 10% mais igualdade racial, e 8%, mais educação.

O otimismo é latente e base para o diálogo político intenso com a juventude: 89% dos jovens disseram ter orgulho do país, enquanto apenas 11% afirmaram ter vergonha. E 75% pensam que o Brasil está mudando para melhor.

O ponto nevrálgico do diálogo juvenil e geracional sobre a reforma política consiste nos últimos dados: 43% dos participantes analisam que a nação estará mais próxima da corrupção nos próximos anos do que da ética, que ficou com 38%. 92% acreditam em ações pequenas que aos poucos vão transformando a realidade das pessoas, portanto não passa de lenda de que são despolitizados ou avessos à política. Mas, é preciso apresentar novidades, pois a “Brasília política”, como denominam a “política velha”, representa signos negativos para eles, em um cenário em que 83% analisam que os políticos se afastaram da essência da atividade da política. Entretanto 59% afirmam não ter partidos políticos, logo se conclui que 41% o possuem ou simpatizam com algum. Um registro que induz a uma quadro de esperança na retomada de um diálogo e nem tão sombrio como os que lucram com a criminalização da atividade política gostariam.

Por isso, uma reforma política que tenha como pontos-chave as listas fechadas, fidelidade partidária e financiamento público de campanha deve ser abraçada pelos movimentos, entidades e organizações juvenis influenciados pelo petismo como método para re-entusiasmar a juventude com a política propriamente dita e ser o cimento político e ideológico deste processo econômico e social em curso. Isso consiste em conseguir reconstruir a crença e a confiança na democracia e seus mediadores, politizá-la através do próprio processo de politização da política, aproximar a juventude de causas coletivas e ideológicas, dar vazão a seus anseios através da participação em uma esfera pública política menos burocratizada e constrangida pelo poder econômico.

Com a ampla vitória eleitoral que sustentou a candidatura da presidenta Dilma Rousseff e sua expressão parlamentar e institucional, nunca tivemos tão grande oportunidade de realizar uma profunda transformação do Estado e da política brasileira. Dado o amplo e histórico contingente juvenil na população brasileira, uma estratégia que permeie a questão geracional é imprescindível para moldar o arcabouço institucional do país às transformações econômicas e sociais promovidas pelo PT e seus aliados, produzindo um claro projeto político na atualização do desenho e objetivos da nossa democracia. E nisso, o estímulo à transição geracional dentro do Estado Democrático de Direito, especialmente nos poderes eletivos - Executivo e Legislativo - é essencial, onde a juventude é agente renovador de agentes políticos e reoxigenação programática da democracia.

Não podemos dar vazão e deixar se consolidar o atual padrão de transição geracional, que é baseado na predominância da hereditariedade pela vinculação entre o poder econômico e político familiar na maioria das "cúpulas partidárias".

Atualmente, os jovens são hoje 40% do eleitorado, mas só elegeram 40 deputados, o que corresponde a 8% do total, enquanto a população de 15 a 29 anos é de mais de 50 milhões de brasileiros, quase 1/3 do geral. Portanto, para obter o sucesso que os Estados Unidos e Europa conquistaram explorando seu contigente ímpar de jovens nos anos 60 e 70, ou os Tigres Asiáticos nos anos 80 e 90, é preciso ir além de um grande investimento público e privado em nossos "babyboomers" e possibilitar uma verdadeira expressão política deste "bônus demográfico", para que tenha equivalência o peso social da juventude na estrutura política, incrementando ação por retornos em direitos e oportunidades por parte do poder público, necessários nesse quadrante histórico para o desenvolvimento do Brasil em todas as dimensões das relações sociais.

Assim, a adoção da reserva de vagas nas listas partidárias eleitorais, sob qualquer sistema de voto é um possível caminho a trilhar. E porque inúmeras pesquisas recentes revelam que a juventude em geral coincide seus pontos de vista com os de seus pais, por ser a família o principal ser social da formação da opinião, é de se considerar a idéia de estabelecer cota do Fundo Partidário, com destinação fixa, a exemplo dos 5% das mulheres, para atividades de formação e organização das juventudes partidárias, como celeiro de trajetórias políticas juvenis qualificadas para o exercício da vida pública.

No mesmo sentido, de pressionar pela renovação e reoxigenação da política, são razoáveis as propostas de pôr fim à reeleição ilimitada para candidaturas parlamentares às câmaras municipais, assembléias legislativas e Câmara dos Deputados, bem como o fim da idade mínima para se candidatar ao Senado.

Leopoldo Vieira é assessor da Secretaria Nacional de Juventude do PT

Eleição de José Graziano reflete reconhecimento das transformações do país

Dilma: Eleição de José Graziano reflete reconhecimento das transformações do país
A presidenta Dilma Rousseff, por meio de nota à imprensa, externou neste domingo (26) “enorme satisfação” pela eleição do ex-ministro José Graziano da Silva para o cargo de diretor-geral da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), que ocorreu nesse domingo (26/6) em Roma.

A vitória do candidato brasileiro – continuou a presidenta – reflete o reconhecimento pela comunidade internacional das transformações socioeconômicas em curso em nosso país, bem como o compromisso do Brasil de inserir o combate à fome e à pobreza no centro da agenda internacional.

Leia abaixo íntegra do texto:

Nota à imprensa sobre a eleição do doutor José Graziano da Silva para o cargo de Diretor-Geral da FAO

Com enorme satisfação recebo a decisão dos países membros da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) de escolher o candidato brasileiro, José Graziano da Silva, para o posto de Diretor Geral da entidade, nas eleições que tiveram lugar em Roma no dia de hoje.

Sua reconhecida contribuição na formulação da bem-sucedida estratégia governamental de assegurar o direito dos povos à alimentação, aliada às sólidas credenciais acadêmicas e o profundo conhecimento da FAO, acumulado à frente do escritório regional da entidade em Santiago, conferem a José Graziano qualificações essenciais para o cargo que ocupará nos próximos quatro anos.

A vitória do candidato brasileiro reflete, igualmente, o reconhecimento pela comunidade internacional das transformações socioeconômicas em curso em nosso País – que contribuem de forma decisiva para a democratização de oportunidades para milhões de brasileiras e brasileiros –, bem como o compromisso do Brasil de inserir o combate à fome e à pobreza no centro da agenda internacional. Um objetivo possível de ser alcançado com o fortalecimento do multilateralismo e com o aprofundamento da solidariedade e da cooperação entre as nações e os povos.

Ao cumprimentar meu amigo José Graziano pela eleição, desejo-lhe muito êxito em sua nova missão, para a qual poderá contar com o apoio firme do Governo brasileiro.

Dilma Rousseff – Presidenta da República Federativa do Brasil

domingo, 5 de junho de 2011

Dia Mundial do Meio Ambiente

O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado em 5 de junho. A data foi recomendada pela Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente, realizada em 1972, em Estocolmo, na Suécia. Por meio do decreto 86.028, de 27 de maio de 1981, o governo brasileiro também decretou no território nacional a Semana Nacional do Meio Ambiente.

O QUE NÃO FAZER

A esposa de um fazendeiro detestava cobras. Um dia, suplicou ao marido que desse um fim às peçonhentas. O homem, não querendo contrariá-la, prontamente determinou o extermínio de todo e qualquer vestígio de ofídios na fazenda. O que foi feito.

A colheita seguinte não rendeu um décimo da anterior. Em sonho, desesperado, suplicou a Deus que o perdoasse. Imaginava que aquela miséria de safra era castigo divino por ter dado fim aos animais. Também em sonho, o Criador lhe respondia:
- “Não o castiguei, nem perdoei. Apenas, deixei que a natureza seguisse seu curso”.

Ora, o curso natural é simples: cobras engolem sapos. Sem elas, os sapos aumentam em número. E, sapos engolem insetos. Assim, quanto mais sapos, menos insetos. Diversos insetos são polinizadores e, sem eles, há plantas que não se reproduzem.

Moral da história: menos cobra, menos safra! Assim funciona o mundo natural.

O que tem a ver cobra com safra? Tudo! Em verdade, tudo tem a ver com tudo. Entretanto, a humanidade não pensa dessa forma. Primeiro, acredita que a natureza é infinita, com recursos inesgotáveis. Segundo, imagina que existem espécies úteis e outras completamente inúteis. Terceiro, conclui que, entre as espécies úteis, os humanos são mais úteis que as outras.

O século XX foi saudado como a era em que a tecnologia e o progresso industrial seriam capazes de satisfazer as necessidades materiais, restabelecer a paz social, reduzir as desigualdades.

Nos últimos 50 anos, a produção mundial de grãos triplicou, a quantidade de terras irrigadas para a agricultura duplicou, o número de automóveis passou de 500 milhões, o mesmo acontecendo a televisores, geladeiras, chuveiros elétricos, lavadoras, secadoras, computadores, celulares, microondas, fax, videocassetes, CDs, parabólicas, isopor, descartáveis, transgênicos e outras invenções. As riquezas produzidas, nesse período, quintuplicaram.

Mas, também nos últimos 50 anos, o mundo perdeu 20% de suas terras férteis e 20% de suas florestas tropicais, com milhares de espécies ainda nem conhecidas. O nível de gás carbônico aumentou 13%, foram destruídas 3% da camada de ozônio, toneladas de materiais radioativos foram despejadas na atmosfera e nos solos, os desertos aumentaram, rios e lagos morreram por causa da chuva ácida ou de esgotos domésticos e industriais.

Maravilha-nos esse progresso, mas as gerações futuras talvez lamentem o quanto se destruiu para isso. Enquanto hoje o ser humano tem mais bens, é mais pobre em recursos naturais. A tecnologia nos dá a falsa impressão de que estamos no controle. Por isso, é bonito ser moderno. Feio é ser natural.

Porém, a tecnologia é ruim quando nos afasta da natureza. Só mudaremos isso quando nos reaproximarmos do mundo natural. Afinal, embora uns ainda não aceitem, o homem é natureza.

Hoje é o Dia Mundial do Meio Ambiente. Não há data melhor para começar aquilo que o resto das espécies vivas esperam que façamos. Afinal, o que não fazer, já sabemos desde há muito. Vamos começar! O mundo será, com certeza, melhor.
Autor: Luiz Eduardo Cheida

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Os Gays e a Bíblia, por Frei Betto

Os Gays e a Bíblia,
por Frei Betto
Escritor e assessor de movimentos sociais
Publicado no Jornal O Globo, em 23/05/2011, e em www.adital.com.br
É no mínimo surpreendente constatar as pressões sobre o Senado para evitar a lei que criminaliza a homofobia. Sofrem de amnésia os que insistem em segregar, discriminar, satanizar e condenar os casais homoafetivos.

No tempo de Jesus, os segregados eram os pagãos, os doentes, os que exerciam determinadas atividades profissionais, como açougueiros e fiscais de renda. Com todos esses Jesus teve uma atitude inclusiva. Mais tarde, vitimizaram indígenas, negros, hereges e judeus. Hoje, homossexuais, muçulmanos e migrantes pobres (incluídas as "pessoas diferenciadas”...).

Relações entre pessoas do mesmo sexo ainda são ilegais em mais de 80 nações. Em alguns países islâmicos elas são punidas com castigos físicos ou pena de morte (Arábia Saudita, Irã, Emirados Árabes Unidos, Iêmen, Nigéria etc.).

No 60º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, em 2008, 27 países membros da União Europeia assinaram resolução à ONU pela "despenalização universal da homossexualidade”.

A Igreja Católica deu um pequeno passo adiante ao incluir no seu Catecismo a exigência de se evitar qualquer discriminação a homossexuais. No entanto, silenciam as autoridades eclesiásticas quando se trata de se pronunciar contra a homofobia. E, no entanto, se escutou sua discordância à decisão do STF ao aprovar o direito de união civil dos homoafetivos.

Ninguém escolhe ser homo ou heterossexual. A pessoa nasce assim. E, à luz do Evangelho, a Igreja não tem o direito de encarar ninguém como homo ou hétero, e sim como filho de Deus, chamado à comunhão com Ele e com o próximo, destinatário da graça divina.

São alarmantes os índices de agressões e assassinatos de homossexuais no Brasil. A urgência de uma lei contra a homofobia não se justifica apenas pela violência física sofrida por travestis, transexuais, lésbicas etc. Mais grave é a violência simbólica, que instaura procedimento social e fomenta a cultura da satanização.

A Igreja Católica já não condena homossexuais, mas impede que eles manifestem o seu amor por pessoas do mesmo sexo. Ora, todo amor não decorre de Deus? Não diz a Carta de João (I,7) que "quem ama conhece a Deus” (observe que João não diz que quem conhece a Deus ama...).

Por que fingir ignorar que o amor exige união e querer que essa união permaneça à margem da lei? No matrimônio são os noivos os verdadeiros ministros. E não o padre, como muitos imaginam. Pode a teologia negar a essencial sacramentalidade da união de duas pessoas que se amam, ainda que do mesmo sexo?

Ora, direis ouvir a Bíblia! Sim, no contexto patriarcal em que foi escrita seria estranho aprovar o homossexualismo. Mas muitas passagens o subtendem, como o amor entre Davi por Jônatas (I Samuel 18), o centurião romano interessado na cura de seu servo (Lucas 7) e os "eunucos de nascença” (Mateus 19). E a tomar a Bíblia literalmente, teríamos que passar ao fio da espada todos que professam crenças diferentes da nossa e odiar pai e mãe para verdadeiramente seguir a Jesus.

Há que passar da hermenêutica singularizadora para a hermenêutica pluralizadora. Ontem, a Igreja Católica acusava os judeus de assassinos de Jesus; condenava ao limbo crianças mortas sem batismo; considerava legítima a escravidão e censurava o empréstimo a juros. Por que excluir casais homoafetivos de direitos civis e religiosos?

Pecado é aceitar os mecanismos de exclusão e selecionar seres humanos por fatores biológicos, raciais, étnicos ou sexuais. Todos são filhos amados por Deus. Todos têm como vocação essencial amar e ser amados. A lei é feita para a pessoa, insiste Jesus, e não a pessoa para a lei.

sexta-feira, 20 de maio de 2011

CAMINHADA




O Vereador Zizinho participou na ultima quarta-feira (18) de uma grande caminhada Contra o abuso e exploração sexual contra criança e adolescentes pelas ruas do centro de Santana do Paraíso. Esta caminhada contou com diversos setores da sociedade dentre elas; Instituto Camargo Correia, CMDCA, Secretaria Municipal de Assistência Social, Escolas Municipais e Estaduais do Município.

Este ato é um marco Importante no combate ao abuso e exploração sexual contra criança e adolescentes, e nos fica a importante mensagem deste dia: “Lembrar é combater e esquecer é permitir”.

Esta ação contou com o apoio da Policia Militar de Santana do Paraíso.

terça-feira, 17 de maio de 2011

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Jornada Mineira do Patrimônio Cultural.

Começa nesta segunda-feira (16) e segue até 20 de junho o prazo para municípios, instituições culturais e pessoas físicas inscreverem atividades e eventos para integrar a programação da terceira edição da Jornada Mineira do Patrimônio Cultural. As adesões podem ser feitas no site e as ações propostas deverão ser planejadas para acontecer entre 1º e 30 de setembro e estar relacionadas à preservação e divulgação do patrimônio cultural.

Ação pioneira no Brasil, a Jornada Mineira do Patrimônio Cultural é uma iniciativa promovida pela Secretaria de Estado de Cultura (SEC), por meio do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha/MG), desde o ano de 2009. O evento teve sua inspiração inicial na experiência francesa das Journées du Patrimoine. Naquele país, desde 1984, um final de semana recheado de atrações culturais é dedicado anualmente à valorização do patrimônio e à mobilização popular em torno de sua preservação. Sete anos após o início, a Jornada Francesa tomou dimensão europeia. Atualmente, o evento é realizado simultaneamente em 49 países europeus, sempre no terceiro final de semana de setembro.

Em Minas Gerais, a Jornada é desenvolvida anualmente durante todo o mês de setembro e conta com 12 modalidades de participação (Educação Patrimonial, Restauração, Encontro de Grupos das Culturas Populares, Seminário, Curso/Oficina, Exposição, Festival/Feira, Apresentação de Grupos de Dança, Grupos Musicais e Teatro, Publicação e Visitas Guiadas/Patrimônio de Portas Abertas).

A ideia é que cada município desenvolva, junto à comunidade local, uma série de ações voltadas à transmissão de valores culturais, resgate da memória e que sirvam de oportunidade para a sensibilização e o envolvimento da sociedade. “A Jornada é uma possibilidade de envolvimento da comunidade como um todo, no sentido de fortalecer a cidadania, o comprometimento com a preservação do patrimônio histórico, artístico e arquitetônico de nosso estado”, destaca o presidente do Iepha/MG, Fernando Viana Cabral.

O projeto deu tão certo que se tornou ação permanente do calendário cultural de centenas de municípios em todo o estado. “A Jornada Mineira é de muita importância, pois ajuda a resgatar a memória de nossa cidade, através das ações desenvolvidas, conseguindo incentivar a comunidade a se interessar pela valorização e preservação dos nossos bens históricos, arqueológicos e culturais”, conta Magda Gonçalves, responsável pela organização de vários eventos pela Jornada em Barão de Cocais, na região Central do Estado.

A história de todos

O sucesso da primeira edição da Jornada Mineira do Patrimônio Cultural foi, inclusive, reconhecido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A estreia do projeto, em 2009, foi a ação vencedora, na Categoria Divulgação, do 23º Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, uma das mais importantes premiações da área.

Em suas duas primeiras edições, a Jornada alcançou marcas que superaram expectativas. Prefeituras e instituições culturais realizaram eventos dos mais diversos portes, que festejaram, refletiram e expressaram os valores culturais do povo mineiro, em uma grande celebração de sua riqueza e diversidade. Os números comprovam o sucesso: cerca de 1000 proponentes aderiram à ideia e promoveram mais de 2500 eventos em todo o Estado, movimentando mais de 500 municípios mineiros.

A edição 2011 ainda contará com um brilho a mais, uma vez que durante o mês de realização da Jornada, o Iepha/MG também estará comemorando seus 40 anos de atividades. A expectativa é de uma nova safra de ações inovadoras e criativas, geradas a partir da livre interpretação do tema “Quando a minha história conta a história de todos”.



Fonte: Agência Minas

sexta-feira, 13 de maio de 2011

13 DE MAIO DIA DA ABOLIÇÃO DA ESCRAVATURA

LIBERDADE...
UM SONHO...
UM DIREITO...
UMA CONQUISTA!


Por mais que a Princesa Isabel tenha ficado com fama de boazinha na história, o real motivo para a abolição da escravatura não foi “bondade” e sim econômico.
Quando o Brasil estava crescendo economicamente com as lavouras e vários escravos trabalhando nelas, os ingleses estavam dominando território africano, fazendo colônias e mais colônias. Com tudo, não era lucrativo para a Inglaterra ter a população de suas colônias sendo “roubadas” por exploradores de outros países para serem usados como mão-de-obra escrava eu uma colônia na América. Por isso, exigiu à coroa portuguesa que o tráfico negreiro para o Brasil fosse proibido, ameaçando suas alianças políticas e econômicas. Com vista disso, a princesa Isabel resolveu abolir a escravatura, tornando o escravo que aqui vivia livre e impedindo o tráfico negreiro, para concordar com o contrato inglês.

quinta-feira, 5 de maio de 2011

PARAÍSO EM FESTA

A agenda do vereador ZIZINHO foi intensa nos dia 27 e 28 de Abril (2011). Zizinho participou ativamente das atividades de comemoração do 19º Aniversário de Santana do Paraíso.
Na tarde do dia 27 Zizinho foi prestigiar o lançamento de mais um livro da Escritora Zarife Selim de Sales cujo titulo é “Uma Luz Poderosa em Minha Vida” na Praça Matriz de Santana que contou com uma HAPPY HOUR do Cantor Léo. Logo mais a noite, ás 19h, participou das atividades comemorativas do evento que teve dedicação total ao público evangélico em seu primeiro dia que contou com a participação das igrejas locais, convidados, autoridades e um grande show com o Cantor Gospel Marquinhos Gomes do Rio de Janeiro.
No dia 28, onde se comemora o aniversario de emancipação político-administrativo de Santana do Paraíso o dia começo bem cedo para o Vereador ZIZINHO, ás 08h ZIZINHO Falou aos alunos e corpo docente da Escola Estadual Herbert de Sousa em uma palestra descontraída e ao mesmo tempo informativa onde os alunos puderam tirar suas duvidas e saber um pouco mais sobre a história do Município. Ás 10h O Zizinho Participou dos parabéns e da partilha do tradicional Bolo que este ano, como reza tradição, foi feito com 19 metros, Zizinho juntamente com funcionários da Prefeitura e a comunidade ajudou a cortar e a servir o bolo, tudo em clima de confraternização e festa com a comunidade. Ainda no dia 28, ás 18h Zizinho participou da missa solene em ação de graças aos 19 anos da cidade na Igreja Matriz. Às 19h conferiu a inauguração da unidade de saúde do Bairro Residencial Paraíso e em logo após foi para a abertura oficial que encerrou as comemorações do evento alusivo ao aniversário de Santana do Paraíso,em seguida juntou-se a comunidade para assistir o grande show com a dupla Relber e Alan.






quarta-feira, 4 de maio de 2011

sábado, 30 de abril de 2011

História do Dia do Trabalho

O Dia do Trabalho é comemorado em 1º de maio. No Brasil e em vários países do mundo é um feriado nacional, dedicado a festas, manifestações, passeatas, exposições e eventos reivindicatórios.

A História do Dia do Trabalho remonta o ano de 1886 na industrializada cidade de Chicago (Estados Unidos). No dia 1º de maio deste ano, milhares de trabalhadores foram às ruas reivindicar melhores condições de trabalho, entre elas, a redução da jornada de trabalho de treze para oito horas diárias. Neste mesmo dia ocorreu nos Estados Unidos uma grande greve geral dos trabalhadores.

Dois dias após os acontecimentos, um conflito envolvendo policiais e trabalhadores provocou a morte de alguns manifestantes. Este fato gerou revolta nos trabalhadores, provocando outros enfrentamentos com policiais. No dia 4 de maio, num conflito de rua, manifestantes atiraram uma bomba nos policiais, provocando a morte de sete deles. Foi o estopim para que os policiais começassem a atirar no grupo de manifestantes. O resultado foi a morte de doze protestantes e dezenas de pessoas feridas.

Foram dias marcantes na história da luta dos trabalhadores por melhores condições de trabalho. Para homenagear aqueles que morreram nos conflitos, a Segunda Internacional Socialista, ocorrida na capital francesa em 20 de junho de 1889, criou o Dia Mundial do Trabalho, que seria comemorado em 1º de maio de cada ano.

Aqui no Brasil existem relatos de que a data é comemorada desde o ano de 1895. Porém, foi somente em setembro de 1925 que esta data tornou-se oficial, após a criação de um decreto do então presidente Artur Bernardes.

Fatos importantes relacionados ao 1º de maio no Brasil:

- Em 1º de maio de 1940, o presidente Getúlio Vargas instituiu o salário mínimo. Este deveria suprir as necessidades básicas de uma família (moradia, alimentação, saúde, vestuário, educação e lazer)

- Em 1º de maio de 1941 foi criada a Justiça do Trabalho, destinada a resolver questões judiciais relacionadas, especificamente, as relações de trabalho e aos direitos dos trabalhadores.

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Empresa chinesa investirá US$ 12 bi e vai gerar 100 mil empregos no Brasil

A presidenta Dilma Rousseff anunciou nesta terça-feira (12) um projeto de investimento no valor de US$ 12 bilhões (cerca de R$ 18,9 bilhões) da empresa chinesa Foxconn na área de tecnologia da informação do Brasil.Com duração de seis anos, o investimento será voltado para produção de telas usadas em equipamentos como celulares de terceira geração e iPads.
A Foxconn é o maior fornecedor de produtos da Apple na China. As informações são da BBC Brasil.Se o investimento for concretizado, a fábrica será a primeira do tipo no hemisfério ocidental. O ministro da Ciência e Tecnologia, Aloízio Mercadante, disse que o investimento deverá gerar 100 mil empregos, entre eles, para 20 mil engenheiros. Além disso, a Foxconn, que ainda não escolheu local para o investimento no Brasil, pretende construir uma "cidade do futuro" para 400 mil pessoas, onde será instalada a fábrica.
"Precisa de fibra ótica, infraestrutura, banda larga. É algo extremamente sofisticado", disse Mercadante, listando parte do que o governo ainda precisará fazer. O governo destacou agora uma comissão que vai se dedicar a negociar os detalhes com a empresa, afirmou o ministro.
Mercadante destacou ainda que o acordo para o investimento inclui pontos fundamentais para o governo, como transferência de tecnologia e sócio brasileiro, que ainda não foi definido. Este sócio entraria com parte dos recursos, mas, segundo o ministro, a Foxconn está disposta a investir "pesado".
O volume de investimento prometido pela Foxconn, que seria distribuído ao longo de um período, equivale a quase o total de investimentos da China no Brasil em todo o ano de 2010, quando o país, segundo levantamento da entidade americana Heritage Foundation, que acompanha o destino final dos investimentos chineses, recebeu cerca de US$ 13 bilhões (cerca de R$ 20 bilhões) de investidores diretos vindos da China.
A maior parte dos investimentos, 85%, foram para áreas de recursos naturais, como petróleo e mineração. A promessa de investimento da Foxconn foi comemorada pelo governo como mais um êxito na tentativa de atrair para o Brasil investimentos para geração de maior valor agregado.
A presidenta citou ainda os investimentos, também no ramo da tecnologia da informação, da Huawei e da ZTE, entre US$ 300 milhões (R$ 473 milhões) e US$ 400 milhões (R$ 630 milhões) e também um investimento de US$ 300 milhões (R$ 473 milhões) na construção de uma planta de processamento de soja na Bahia.

quinta-feira, 31 de março de 2011

Zizinho faz entregas de Títulos em Sessão Solene.


(Fotos do Vereador Zizinho com DR. Rômel Erwin de Sousa e o Pastor José Elias e do Vereador em discurso).

Discurso do Vereador Zizinho em Sessão Solene.

Senhor Presidente Manoel do Nascimento Assis,meu amigo e secretário de Governo aqui representando o Prefeito Kim Pastor Antônio Gabriel,companheiro Nereu Nunes aqui representando o nosso Deputado estadual Durval Ângelo,Pastor José Elias de Souza, Dr.Rômel Erwin de Souza, colegas vereadores e demais amigos e convidados aqui presentes.

É com muita alegria e satisfação que vivo este momento, agradecido pelo apóio a nossa iniciativa em reconhecer os feitos e a parceria de dois nobres amigos: Pastor JOSÉ ELIAS DE SOUZA Nascido no dia 24/10/1952 na cidade de Mantena/MG, morou em São Paulo na cidade de Ibertioga e formou-se em administração de Empresas pela UNOPAR-Universidade Norte do Paraná, em 1971 veio para o vale do aço onde trabalhou na SOTEF Engenharia e ingressando na Usiminas em 1972 até 1996, onde foi operário destaque em segurança, em qualidade e operário padrão por duas vezes.
Homem Cristão, foi consagrado evangelista no ministério CEIFA, Onde fundou igrejas em Cel-fabriciano e Ipatinga e participou como diretor fundador da creche Escola Pr.Ormidio Siqueira no bairro Veneza II em Ipatinga, fundador da Escola Secular no Córrego do Achado Santana do Paraíso-Ipaneminha, Diretor do centro de reabilitação (CEMORIÁ) Santana do Paraíso, diretor financeiro e vice-presidente da Ação Evangélica de Amparo aos Necessitados de Ipatinga, vice diretor da Missão Boas Novas, membro fiscal da Igreja Assembléia de Deus, diretor de patrimônio, cultura e comunicação do Sindicato dos Metalúrgicos de Ipatinga-SINDIPA, membro das Igrejas Assembléia de Deus desde 1982, passando a pastorear apartir de 1998 quando assumiu a Igreja do Bairro Iguaçu em e a Igreja do Bairro Cidade Nobre, em 1999 Ipaba de Santana do Paraíso, em 2000 Industrial, em 2001 Assembléia do Centro de Santana do Paraíso até 2003, em 2004, Bairro Cidade Nobre, 2005 Bairro Industrial, 2006 Vila Celeste e em 2009 Assembléia do Bairro Bom Retiro.
E Dr.Rômel Erwin de Souza,que nasceu na cidade Mineira de São João Del Rei em 15/07/1952 onde estudou até 1969, em 1970 transferiu-se para Belo Horizonte ingressando na ESCOLA DE ENGENHARIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS. Foi professor de Física e coordenador da Área de Ciências Exatas de Curso Supletivo e Pré-vestibular. Admitido na USIMINAS, em outubro de 1975, como Engenheiro de Produção da Laminação a Frio, ocupou sucessivamente os seguintes cargos: Chefe de seção de Recozimento, chefe de seção de Encruamento, chefe de divisão, gerente de departamento, gerente de produção industrial, Gerente geral da USINA, Diretor de contas, Presidente da caixa dos empregados e membro do conselho da USIMINAS. Publicou diversos trabalhos em eventos internos e externos, participou de vários treinamentos no exterior.
Dr.Rômel tem sido um grande parceiro e colaborador dos nossos munícipes, graças as suas intervenções um numero reconhecido de jovens foram para o SENAI sendo que só na comunidade do Ipaba aproximadamente (50) cinqüenta jovens, sendo que alguns já estão empregados e outros em estagio em área. Também graças as suas ações, vários trabalhadores pais de famílias que viviam sem perspectivas ou vivendo do serviço braçal no corte de eucalipto tiveram oportunidades naquela empresa e hoje estão em melhores condições de vida.
Vale lembrar que a auto estima passou a reinar naquela comunidade e com isto é claro várias conquistas e avanços na cidadania. Com esses históricos me lembro aqui da epístola de são Tiago que dizia: De que aproveitará, irmãos a alguém dizer que tem fé, se não tiver obras?Acaso esta fé poderá salvar-lo? Se a um irmão ou uma Irmã faltarem roupas e o alimento cotidiano, e algum de vós lhes disser: ”Ide em paz, aquecei-vos e fartai-vos, mas não lhes der o necessário para o corpo, de que lhes aproveitará? Assim também é a fé: Se não tiver obras, é morta em si mesma. E também me lembro do filosofo Sócrates que dizia - É melhor fazer pouco e bem, do que muito e mal. Muitas das vezes aquilo que parece pouco para alguns é imenso para outros, muitas vezes os gestos que fazemos podem ser insiguinificantes para nós, mas podem mudar para melhor a vida dos nossos semelhantes.

O nosso reconhecimento e gratidão em nome do povo de Santana do Paraíso.


Santana do Paraíso-MG, 28 de Março de 2011.