quarta-feira, 14 de março de 2012

PSL APÓIA PT EM SANTANA DO PARAÍSO
















PSL apoio e sustentação a ZIZINHO Pré Candidato a Prefeito pelo Partido dos Trabalhadores de Santana do Paraíso

Em reunião realizada na Casa do Pré Candidato a Vereador Helinho, como já discutido e apoiado com outros Pré-candidatos no decorrer da semana, o PSL de Santana do Paraíso, resolveu dá apoio e sustentação a ZIZINHO, Pré Candidato a Prefeito do PT. Para os membros do PSL, o Projeto de Governo do Partido dos Trabalhadores já vem dando certo com o companheiro KIM e que ZIZINHO dará continuidade, com o objetivo de alavancar ainda mais o desenvolvimento de nossa cidade. A ideologia do PSL vem de encontro com os propósitos do PT, pois em várias outras cidades o PT já governa com o apoio do PSL, é o caso de Governador Valadares, que é governada pela Companheira Elisa Costa tendo como seu Vice Prefeito JEREMIAS DE BRITO do PSL. JAMIL BARBOSA presidente do PSL, já conhece a trajetória política de ZIZINHO desde sua primeira Eleição para Vereador, pois trabalharam juntos por quase 03 mandatos, e entende que sem sombra de dúvida ZIZINHO está mais preparado do que nunca para comandar o Paraíso. O PSL vem com vários Pré-candidatos e apoiadores, que irão dar apoio político na Campanha de ZIZINHO, começando pelo seu Presidente JAMIL BARBOSA, os companheiros MARCIO CAROLA, HELINHO, JOSE DO REIS, JACONIAS, JOSE IRIA, MATOZINHOS, PASTOR GERALDO GALDINO, PASTOR EDIMAR, SEBASTIÃO EVANGELISTA DO INDUSTRIAL, ZÉ PAULO E CARLINHOS DO ÁGUAS CLARAS, DONA LUCIA DO SÃO JOSÉ, IVAIR, WIRIS E JOSÉ BATISTA DO IPABA, todos estão alinhavados a buscar o melhor para Santana do Paraíso.


Fonte: http://jamil-psl.blogspot.com/

segunda-feira, 12 de março de 2012

ENCONTRO COMEMORATIVO DO PT

PT do Paraíso promoveu no ultimo domingo dia 04 de março um grande encontro junto aos seus filiados em comemoração o dia Internacional da Mulher e os 32 anos de fundação do partido




Filiados, autoridades, militantes petistas e vereadores lotaram a quadra do Centro Esportivo Ferrari, no Bairro Industrial neste domingo (04) para comemorar os 32 anos de uma historia de luta pelo Brasil e o dia internacional da mulher, além de palestras que foram abordadas sobre políticas públicas avanços e perspectivas para as mulheres com as palestrantes: Rosangela Mendes secretária de Governo da Prefeitura de Cel-Fabriciano e pela vereadora Ivanir Morreira (Vânia) de Santana do Paraíso.

O evento seguiu com intervenções de apoio à decisão do diretório municipal e estadual em ter apontado o presidente da legenda, vereador Antônio Afonso Duarte, o Zizinho, como pré-candidato à sucessão do prefeito Joaquim Correia de Melo - Kim, atual prefeito da cidade, também filiado ao Partido.

O representante da direção nacional do PT Sr.Rodrigo Marzono disse que o diretório estadual decidiu por 15 votos favoráveis e duas abstenções pela homologação da decisão do diretório municipal que hoje é considerado um dos diretórios mais organizados dos municípios em todo Brasil.

quarta-feira, 7 de março de 2012

Origens do Dia Internacional da Mulher

POR: ADRIANA JACOB CARNEIRO


A proposta de perpetuar o 8 de março como Dia Internacional da Mulher foi feita no ano de 1921, em homenagem aos acontecimentos de Petrogrado


A origem do Dia Internacional da Mulher, data significativa na luta pelos direitos das mulheres, vem sendo distorcida no Brasil e em diversos países. Na cobertura midiática, o dia 8 de março é associado a um incêndio que teria acontecido em 1857 em Nova York e provocado a morte de 129 trabalhadoras têxteis. Elas teriam sido queimadas como punição por um protesto por melhores condições de trabalho.


É importante destacar que houve, de fato, um incêndio, só que em 25 de março de 1911 e de forma diferente da narrada pela imprensa.


As chamas começaram quando um trabalhador acendeu um cigarro perto de um monte de tecidos e alastraram-se rapidamente. As portas das escadas de incêndio estavam trancadas por fora, para evitar que os funcionários saíssem mais cedo. O saldo foi de 146 vítimas fatais, 13 homens e 123 mulheres.


No edifício, funciona hoje a Faculdade de Química da Universidade de Nova York. O incêndio na Triangle S hirtwaist Company foi importante para a melhoria das condições de segurança de trabalhadores como um todo, e não apenas das mulheres, já que também havia homens entre as vítimas.


Um ano antes, em 1910, durante o 2º Congresso Internacional de Mulheres Socialistas em Copenhague, a alemã Clara Zetkin propôs que fosse designado um dia para a luta dos direitos das mulheres, sobretudo o direito ao voto.


Ou seja, o Dia Internacional da Mulher já existia antes do incêndio, mas era celebrado em datas variadas a cada ano.


Para compreender a escolha do 8 de março, remontamos ao dia 23 de fevereiro de 1917, 8 de março no calendário gregoriano. Naquela ocasião, as mulheres de Petrogrado, convertidas em chefes de família durante a guerra, saíram às ruas, cansadas da escassez e dos preços altos dos alimentos. No dia seguinte, eram mais de 190 mil.
Apesar da violenta repressão policial do período, os soldados não reagiram: ao co ntrário, eles se uniram às mulheres.


Aquele protesto espontâneo transformou-se no primeiro momento da Revolução de Outubro. A proposta de perpetuar o 8 de março como Dia Internacional da Mulher foi feita em 1921, em homenagem aos acontecimentos de Petrogrado.


Mas, sobretudo após a Segunda Guerra Mundial, em decorrência dos interesses do poder no período, seu conteúdo emancipatório foi se esvaziando. No fim dos anos 1960, a data foi retomada pela segunda onda do movimento feminista, ficando encoberta sua marca comunista original. Em 1975, a ONU oficializou o 8 de março como o Dia Internacional da Mulher.


Para além da distorção dos fatos históricos, um aspecto diferencia fundamentalmente a participação das mulheres nos dois episódios.


No incêndio da Triangle Shirtwaist, a mulher é vítima da opressão dos patrões e do fogo. Já nos protestos de 1917, ocupa uma posição de protagonismo. Encoberto, o fato deixa de mostrar a participação política das mulheres na construção de uma revolução que tem papel importante para a história mundial.




ADRIANA JACOB CARNEIRO, jornalista, é mestranda do Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade da Universidade Federal da Bahia e pesquisadora em gênero e mídia do grupo Miradas Femininas

segunda-feira, 5 de março de 2012

PT Estadual põe fim a disputa em Santana do paraiso


Decisão da executiva estadual do partido referendou o nome de Zizinho Duarte como pré-candidato; vereador conta com o apoio de 70% dos filiados.

Zizinho Duarte conseguiu 15 votos favoráveis à sua candidatura junto à Executiva Estadual



PARAÍSO – A Executiva Estadual do PT confirmou no final da tarde de segunda-feira (27) Zizinho Duarte como o candidato da legenda para a disputa eleitoral em Santana do Paraíso.
Com 15 votos favoráveis, a direção estadual validou a decisão do diretório municipal da sigla. O ex-vereador Elcio Cruz decidiu recorreu à diretoria estadual para tentar minar a candidatura de Zizinho. Élcio teve apenas dois votos contra 15 do atual candidato, durante votação no diretório municipal em 8 de julho do ano passado.
“A decisão dificilmente deve ser revista, pois em nível nacional a direção do partido não interfere em municípios com menos de 200 mil habitantes. Por isso damos a disputa como encerrada”, explicou Zizinho.
Agora que já tem candidato definido, a comissão eleitoral do PT convocou todas as lideranças políticas para discutir a política de aliança dentro do município. Passado o momento da disputa, a palavra dentro do partido é unidade.
Zizinho é o atual presidente do PT de Santana do Paraíso. Ele está em seu terceiro mandato consecutivo na Câmara do município. O parlamentar foi um dos fundadores do partido na cidade.
“Vamos conversar com todos os partidos que concordem com o modo do PT de governar. Queremos as pessoas de bem do nosso lado e estamos construindo uma ampla frente partidária para continuar promovendo o desenvolvimento do município”, falou o vereador.
Hoje, o nome de Zizinho pode congregar junto ao PT importantes partidos como o PMDB, PMN, PSC, PSL, PDT, PCdoB, PP, entre outras legendas. Em seu favor, o petista tem a vantagem de ser, até o momento, o único candidato declarado às eleições de Santana do Paraíso.
“O PT promoveu grandes mudanças em Santana do Paraíso. Hoje todos os bairros têm unidades de saúde, fizemos o primeiro projeto de casas populares, investiu-se em saneamento básico e infraestrutura. O município não pode parar de se desenvolver”, defendeu.
O vice-prefeito Raimundo José (PMDB) foi um dos primeiros a declarar apoio à pré-candidatura de Zizinho. Ele disse que o petista tem credibilidade perante a comunidade e que vai trabalhar para sua eleição.
Welton Pedro de Andrade – Gatim, vice-presidente do PT do município - ressaltou a importância da unidade dentro da sigla para um resultado positivo nas próximas eleições.
“Convocamos todos aqueles que integram o processo eleitoral do partido. Nesse momento precisamos somar forçar para dar continuidade ao projeto do PT na cidade. Vamos avançar ainda mais com a cidade, por isso precisamos de unidade”, pediu.

LEGISLATIVO
Os demais vereadores do PT, Geraldo Ferreira – Geraldinho - e Ivani Moreira também acreditam que Zizinho é o candidato mais adequado para suceder o atual prefeito Joaquim Correia de Melo, o Kim, na Prefeitura.
Geraldinho é o atual líder de governo na Câmara. Para o parlamentar, o partido tem a seu favor a credibilidade de ter feito um bom trabalho nos últimos oito anos, período da gestão de Kim.
“Nunca tivemos prefeito que se interessasse pela cidade. O PT trouxe essa tranquilidade, mas precisamos trabalhar uma maior participação popular. Nosso partido oferece essa possibilidade de discussão para a comunidade”, falou.
Primeira mulher a ser eleita em Santana do Paraíso, a vereadora Ivani tem a missão de incentivar a participação feminina na vida política. “Foi uma conquista histórica a minha. Nessa eleição temos um grande exemplo para atrair as mulheres, a nossa presidente Dilma”, citou.

ALIANÇAS
O PMN, partido do vereador Manoel do Nascimento Assis, deve ser o primeiro partido a confirmar uma coligação com o PT quando chegar o momento. Zizinho já teve várias reuniões com as lideranças da legenda para sacramentar uma aliança.
“Vimos quanto o PT fez pelo nosso município. Em Águas Claras, onde moro, nunca tivemos ambulância por lá. Santana do Paraíso está andando e precisamos dar continuidade”, defendeu o parlamentar.

APOIO
A vice-presidente do Conselho Municipal de Santana do Paraíso e funcionária pública Irlan Maria Assis é uma das lideranças comunitárias que apoiam Zizinho.
“Estou há 16 anos na Prefeitura e posso dizer que de todos os outros mandatos que passaram, o PT trouxe muito desenvolvimento. Agora temos melhores condições de trabalho e infraestrutura para receber o público”, declarou.

* O vice-prefeito Raimundo José declarou
apoio à candidatura de Zizinho

*Irlan Maria: “O PT trouxe melhores condições
de trabalho para nós, servidores públicos”