terça-feira, 17 de julho de 2012

Zizinho realiza caminhada no Jardim Vitória O grupo de militantes e apoiadores do candidato a prefeito Zizinho (PT), concentrou-se por volta das 9h em frente à Escola Municipal do Bairro Águas Claras, ponto de partida da caminhada Zizinho percorreu as principais ruas do Jardim Vitória e teve a oportunidade cumprimentar e ouvir a população PARAÍSO – A Coligação “Avançando pra valer” (PT-PSL-PMDB-PMN-PRP) realizou uma grande caminhada pelas ruas do bairro Jardim Vitória na manhã de domingo (15). O grupo de militantes e apoiadores do candidato a prefeito Zizinho (PT), concentrou-se por volta das 9h em frente à Escola Municipal do Bairro Águas Claras, ponto de partida da caminhada. Em razão do enorme número de carros, foi necessário organizar uma carreata pelas ruas como preparação para a caminhada. Sempre ao lado da esposa Lúcia, do seu vice, Jamil Barbosa (PSL), e do atual vice-prefeito Raimundo José (PMDB), Zizinho percorreu as principais ruas do Jardim Vitória e teve a oportunidade de cumprimentar e ouvir a população. Na avaliação do candidato petista, o evento superou as expectativas. “Foi mais uma caminhada extremamente positiva e que nos dá a certeza de que estamos no caminho certo. A população tem abraçado nosso projeto, que é o projeto do PT, do Lula e da Dilma, que está presente conosco. É um projeto que vem dando certo em Santana do Paraíso, mas temos que avançar mais. E a população abraça a nossa caminhada, abraça esse nosso projeto”, pontuou Zizinho, que prevê sucesso no decorrer da campanha do PT. “Vamos enfrentar muitos desafios, mas com certeza a população vem abraçando cada dia mais a nossa caminhada. Várias pessoas de outros partidos têm aderindo ao nosso projeto. Nossa campanha vem tomando corpo. A receptividade tem sido cada dia mais positiva. Então vamos junto com a população construir a cidade de Santana do Paraíso dos nossos sonhos. Vamos fazer aqui um Paraíso ainda melhor”, concluiu.

segunda-feira, 28 de maio de 2012

PROJETOS E INDICAÇÕES

Ao longo de 03 mandatos podemos perceber de maneira explicita a importância da atuação de Zizinho no poder legislativo e como ele de forma ativa contribuiu para o progresso de nosso município, bem como do vale do Aço e no cenário Estadual como aponta o Instituto Tiradentes que por duas vezes Diplomou Zizinho por meio de pesquisa popular como o vereador mais atuante de Santana do Paraíso. Apresentaremos agora um breve balanço de projetos de autoria do Vereador Zizinho:  Mais de 30 Projetos apresentados pelo Vereador Zizinho, dentre todos destacamos os seguintes: • Projeto de Lei 318 / 2003 – Cria o Programa de Incentivo à produção de mel “PROMEL”. • Projeto de Lei 687/2011 – Dispõe sobre a caracterização do Assédio moral nas dependências da administração Pública Municipal, e aplicação de penalidades na pratica do mesmo. • Projeto de Lei 448/2007 – Dispõe sobre a criação do programa Municipal de Incentivo á doação de alimentos - Banco de alimentos. • Projeto de Lei 239 /2001- Fundo Municipal de moradia popular e do Conselho Municipal de habitação. • Projeto de Lei 255/2001 que dispõe sobre o poder de fiscalização dos vereadores no Município de Santana do paraíso. • Projeto de Lei 309/2003 - “determina que todas as peças publicitárias pagas com recursos municipais divulguem seus valores”. • Projeto de Lei 381 / 2005 – Contra o nepotismo (Dispõe Sobre A Nomeação ou Contratação de conjugue convivente e parente consangüíneo ou afim, ate segundo grau, para cargos em comissão ou funções de confiança e empregos Públicos nos poderes Legislativos e Executivos no Município de Santana do Paraíso. • • Projeto de Lei 541/2009 - Autorização e critérios para concessão de auxilio aos praticantes de esportes especializados em conformidade com a lei orgânica Municipal. • Projeto de lei 652/2011- Dispõe sobre o incentivo e cultivo da Cintronela e da Crotalária juncea como método natural de combate a dengue. • Projeto de Lei 542/2009 - Autorização para concessão de auxilio aos deficientes físicos, mental, auditivo e visual e determina outras providencias. • Projeto de Lei 327 /2003 - Dispõe sobre a semana Municipal de prevenção e saúde da mulher • Projeto de Lei 294 / 2002 – Institui a semana da Água no Município de Santana do Paraíso. Além de ter encaminhado ao poder executivo Municipal mais de 100 Indicações solicitando intervenções e melhorias para a população em diversas áreas, dentre elas: Obras de infra-estrutura e saneamento, Saúde, Educação, Esporte, Lazer dentre outras prioridades.

Onde o PT Legisla da certo!

Antônio Afonso Duarte - Zizinho pode ser considerado um dos Vereadores mais atuantes da região e do Estado. Vereador eleito por três mandatos consecutivos, já foi presidente da Câmara Municipal e da União das Câmaras Municipais do Vale do Aço, secretário e tesoureiro da Câmara por duas legislaturas. Na câmara foi presidente das comissões de Educação, Saúde, Legislação e Justiça, Relator da comissão de Orçamento e Tomada de contas.Foi autor do requerimento e relator da comissão especial de inquérito que investigou irregularidades praticadas pela CONSAE - Concessionária de água e esgoto. Com sua Influência política foi Protagonista em ajudar ao prefeito Kim na captação de recursos junto aos governos do Estado e Federal por meio de projetos dos quais foi o principal elaborador. Como membro da mesa diretora da Câmara demonstrou enorme capacidade de gestão juntamente com o apóio dos demais Vereadores conseguiu economias das quais foi possível a informatização da câmara aquisição da sede própria da câmara além de facilitar o acesso da população na mudança do horário das reuniões da câmara e aumentando o numero de seções / mês. Zizinho é representante da Câmara nos conselhos Municipais: • CONSEA – Conselho Municipal de segurança alimentar sendo autor da lei de criação do mesmo. • CODEMA: Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente • COMTUR: Conselho Municipal de Turismo Com atuação ampla o Vereador Zizinho foi um dos grandes batalhadores para a unificação da tarifa telefônica na nossa região, além de estar na constante luta para a mudança do prefixo 33 para 31. Zizinho é o indicado do partido dos trabalhadores a sucessão do prefeito Kim Para dar continuidade nas obras e avanços na implantação do modo petista de governar.

sábado, 21 de abril de 2012

Tiradentes: líder da Inconfidência Mineira

Inconfidência Mineira
A História da Inconfidência Mineira, causas, Conjuração Mineira, os inconfidentes, a influência do iluminismo,
a liderança de Tiradentes, a bandeira, a delação do movimento e a punição para os inconfidentes, ciclo do ouro,

Introdução

A Inconfidência Mineira foi um dos mais importantes movimentos sociais da História do Brasil. Significou a luta do povo brasileiro pela liberdade, contra a opressão do governo português no período colonial. Ocorreu em Minas Gerais no ano de 1789, em pleno ciclo do ouro.

No final do século XVIII, o Brasil ainda era colônia de Portugal e sofria com os abusos políticos e com a cobrança de altas taxas e impostos. Além disso, a metrópole havia decretado uma série de leis que prejudicavam o desenvolvimento industrial e comercial do Brasil. No ano de 1785, por exemplo, Portugal decretou uma lei que proibia o funcionamento de industrias fabris em território brasileiro.

Causas

Vale lembrar também que, neste período, era grande a extração de ouro, principalmente na região de Minas Gerais. Os brasileiros que encontravam ouro deviam pagar o quinto, ou seja, vinte por cento de todo ouro encontrado acabava nos cofres portugueses. Aqueles que eram pegos com ouro “ilegal” (sem ter pagado o imposto”) sofria duras penas, podendo até ser degredado (enviado a força para o território africano).

Com a grande exploração, o ouro começou a diminuir nas minas. Mesmo assim as autoridades portuguesas não diminuíam as cobranças. Nesta época, Portugal criou a Derrama. Esta funcionava da seguinte forma: cada região de exploração de ouro deveria pagar 100 arrobas de ouro (1500 quilos) por ano para a metrópole. Quando a região não conseguia cumprir estas exigências, soldados da coroa entravam nas casas das famílias para retirarem os pertences até completar o valor devido.

Todas estas atitudes foram provocando uma insatisfação muito grande no povo e, principalmente, nos fazendeiros rurais e donos de minas que queriam pagar menos impostos e ter mais participação na vida política do país. Alguns membros da elite brasileira (intelectuais, fazendeiros, militares e donos de minas), influenciados pela idéias de liberdade que vinham do iluminismo europeu, começaram a se reunir para buscar uma solução definitiva para o problema: a conquista da Independência do Brasil.

Os Inconfidentes

O grupo, liderado pelo alferes Joaquim José da Silva Xavier, conhecido por Tiradentes era formado pelos poetas Tomas Antonio Gonzaga e Cláudio Manuel da Costa, o dono de mina Inácio de Alvarenga, o padre Rolim, entre outros representantes da elite mineira. A ideia do grupo era conquistar a liberdade definitiva e implantar o sistema de governo republicano em nosso país. Sobre a questão da escravidão, o grupo não possuía uma posição definida. Estes inconfidentes chegaram a definir até mesmo uma nova bandeira para o Brasil. Ela seria composta por um triangulo vermelho num fundo branco, com a inscrição em latim: Libertas Quae Sera Tamen (Liberdade ainda que Tardia).



Os inconfidentes haviam marcado o dia do movimento para uma data em a derrama seria executada. Desta forma, poderiam contar com o apoio de parte da população que estaria revoltada. Porém, um dos inconfidentes, Joaquim Silvério dos Reis, delatou o movimento para as autoridades portuguesas, em troca do perdão de suas dívidas com a coroa. Todos os inconfidentes foram presos, enviados para a capital (Rio de Janeiro) e acusados pelo crime de infidelidade ao rei. Alguns inconfidentes ganharam como punição o degredo para a África e outros uma pena de prisão. Porém, Tiradentes, após assumir a liderança do movimento, foi condenado a forca em praça pública.

Embora fracassada, podemos considerar a Inconfidência Mineira como um exemplo valoroso da luta dos brasileiros pela independência, pela liberdade e contra um governo que tratava sua colônia com violência, autoritarismo, ganância e falta de respeito.

quinta-feira, 19 de abril de 2012

19 de Abril - Dia do Índio.


O Dia do índio, 19 de abril, foi criado pelo presidente Getúlio Vargas através do decreto-lei 5540 de 1943, e relembra o dia, em 1940, no qual várias lideranças indígenas do continente resolveram participar do Primeiro Congresso Indigenista Interamericano, realizado no México. Eles haviam boicotado os dias iniciais do evento, temendo que suas reivindicações não fossem ouvidas pelos "homens brancos". Durante este congresso foi criado o Instituto Indigenista Interamericano, também sediado no México, que tem como função zelar pelos direitos dos indígenas na América. O Brasil não aderiu imediatamente ao instituto, mas após a intervenção do Marechal Rondon apresentou sua adesão e instituiu o Dia do Índio no dia 19 de abril.

O dia do Índio tem como função relatar os direitos indígenas e faz com que o povo brasileiro saiba da importância que eles tem na nossa história. Um povo que foi massacrado,humilhado e escravizado pelos colonizadores ,mais mesmo assim tem sua importância no contexto histórico do Brasil. Eles fizeram com que o nosso passado seja rico e interessantes,tratamentos medicinais caseiros,comidas típicas e métodos de plantios também são transmitidos da cultura dos Índios. História do Dia do Índio

Comemoramos todos os anos, no dia 19 de Abril, o Dia do Índio. Esta data comemorativa foi criada em 1943 pelo presidente Getúlio Vargas, através do decreto lei número 5.540. Mas porque foi escolhido o 19 de abril?

Origem da data

Para entendermos a data, devemos voltar para 1940. Neste ano, foi realizado no México, o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano. Além de contar com a participação de diversas autoridades governamentais dos países da América, vários líderes indígenas deste contimente foram convidados para participarem das reuniões e decisões. Porém, os índios não compareceram nos primeiros dias do evento, pois estavam preocupados e temerosos. Este comportamento era compreensível, pois os índios há séculos estavam sendo perseguidos, agredidos e dizimados pelos “homens brancos”.

No entanto, após algumas reuniões e reflexões, diversos líderes indígenas resolveram participar, após entenderem a importância daquele momento histórico. Esta participação ocorreu no dia 19 de abril, que depois foi escolhido, no continente americano, como o Dia do Índio.

Comemorações e importância da data

Neste dia do ano ocorrem vários eventos dedicados à valorização da cultura indígena. Nas escolas, os alunos costumam fazer pesquisas sobre a cultura indígena, os museus fazem exposições e os minicípios organizam festas comemorativas. Deve ser também um dia de reflexão sobre a importância da preservação dos povos indígenas, da manutenção de suas terras e respeito às suas manifestações culturais.

Devemos lembrar também, que os índios já habitavam nosso país quando os portugueses aqui chegaram em 1500. Desde esta data, o que vimos foi o desrespeito e a diminuição das populações indígenas. Este processo ainda ocorre, pois com a mineração e a exploração dos recursos naturais, muitos povos indígenas estão perdendo suas terras.

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Registro da frequência escolar dos beneficiários do Bolsa Família deve ser feito até o dia 28


Informações precisam ser lançadas no sistema de MEC pelos técnicos municipais para evitar perdas de benefício. Esta é a primeira etapa do calendário de contrapartida de educação deste ano do programa, que transfere R$ 1,5 bilhão por mês para 13,3 milhões de lares

Brasília, 2 A partir desta segunda-feira (2), o sistema da frequência escolar dos beneficiários do Bolsa Família está aberto para registro da presença às aulas em fevereiro e março. São 16,3 milhões de crianças e adolescentes na faixa etária dos 6 aos 17 anos que precisam ter a frequência informada ao Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). No bimestre de outubro/novembro de 2011, o percentual de alunos do programa de transferência de renda acompanhados chegou a 86%.

O Bolsa Família alia renda ao acesso a serviços de educação, saúde e assistência social. Por isso, crianças e adolescentes precisam manter altos índices de presença escolar. Os alunos de até 15 anos devem assistir, no mínimo, a 85% das aulas a cada mês. A exigência para adolescentes de 16 e 17 anos é de 75% das aulas. Os beneficiários que tiverem índices abaixo dos exigidos recebem advertência, podem ter os valores suspensos e até ser retirados do programa, em casos de reiterados descumprimentos.

O prazo vai até 28 de abril e os registros são feitos pelos técnicos municipais no sistema do Ministério da Educação (MEC). Esta é a primeira etapa do calendário da contrapartida da educação de 2012.

O Bolsa Família transfere por mês R$ 1,5 bilhão a 13,3 milhões de famílias em todo o Brasil. Além de frequentar a escola, os beneficiários precisam manter a agenda de saúde em dia e atualizar as informações cadastrais a cada dois anos. Toda família com renda mensal por pessoa de até R$ 140 tem direito a receber o benefício. Quem se enquadra nesse critério e ainda não está no programa deve procurar a prefeitura da cidade onde mora para pedir sua inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.

quarta-feira, 14 de março de 2012

PSL APÓIA PT EM SANTANA DO PARAÍSO
















PSL apoio e sustentação a ZIZINHO Pré Candidato a Prefeito pelo Partido dos Trabalhadores de Santana do Paraíso

Em reunião realizada na Casa do Pré Candidato a Vereador Helinho, como já discutido e apoiado com outros Pré-candidatos no decorrer da semana, o PSL de Santana do Paraíso, resolveu dá apoio e sustentação a ZIZINHO, Pré Candidato a Prefeito do PT. Para os membros do PSL, o Projeto de Governo do Partido dos Trabalhadores já vem dando certo com o companheiro KIM e que ZIZINHO dará continuidade, com o objetivo de alavancar ainda mais o desenvolvimento de nossa cidade. A ideologia do PSL vem de encontro com os propósitos do PT, pois em várias outras cidades o PT já governa com o apoio do PSL, é o caso de Governador Valadares, que é governada pela Companheira Elisa Costa tendo como seu Vice Prefeito JEREMIAS DE BRITO do PSL. JAMIL BARBOSA presidente do PSL, já conhece a trajetória política de ZIZINHO desde sua primeira Eleição para Vereador, pois trabalharam juntos por quase 03 mandatos, e entende que sem sombra de dúvida ZIZINHO está mais preparado do que nunca para comandar o Paraíso. O PSL vem com vários Pré-candidatos e apoiadores, que irão dar apoio político na Campanha de ZIZINHO, começando pelo seu Presidente JAMIL BARBOSA, os companheiros MARCIO CAROLA, HELINHO, JOSE DO REIS, JACONIAS, JOSE IRIA, MATOZINHOS, PASTOR GERALDO GALDINO, PASTOR EDIMAR, SEBASTIÃO EVANGELISTA DO INDUSTRIAL, ZÉ PAULO E CARLINHOS DO ÁGUAS CLARAS, DONA LUCIA DO SÃO JOSÉ, IVAIR, WIRIS E JOSÉ BATISTA DO IPABA, todos estão alinhavados a buscar o melhor para Santana do Paraíso.


Fonte: http://jamil-psl.blogspot.com/

segunda-feira, 12 de março de 2012

ENCONTRO COMEMORATIVO DO PT

PT do Paraíso promoveu no ultimo domingo dia 04 de março um grande encontro junto aos seus filiados em comemoração o dia Internacional da Mulher e os 32 anos de fundação do partido




Filiados, autoridades, militantes petistas e vereadores lotaram a quadra do Centro Esportivo Ferrari, no Bairro Industrial neste domingo (04) para comemorar os 32 anos de uma historia de luta pelo Brasil e o dia internacional da mulher, além de palestras que foram abordadas sobre políticas públicas avanços e perspectivas para as mulheres com as palestrantes: Rosangela Mendes secretária de Governo da Prefeitura de Cel-Fabriciano e pela vereadora Ivanir Morreira (Vânia) de Santana do Paraíso.

O evento seguiu com intervenções de apoio à decisão do diretório municipal e estadual em ter apontado o presidente da legenda, vereador Antônio Afonso Duarte, o Zizinho, como pré-candidato à sucessão do prefeito Joaquim Correia de Melo - Kim, atual prefeito da cidade, também filiado ao Partido.

O representante da direção nacional do PT Sr.Rodrigo Marzono disse que o diretório estadual decidiu por 15 votos favoráveis e duas abstenções pela homologação da decisão do diretório municipal que hoje é considerado um dos diretórios mais organizados dos municípios em todo Brasil.

quarta-feira, 7 de março de 2012

Origens do Dia Internacional da Mulher

POR: ADRIANA JACOB CARNEIRO


A proposta de perpetuar o 8 de março como Dia Internacional da Mulher foi feita no ano de 1921, em homenagem aos acontecimentos de Petrogrado


A origem do Dia Internacional da Mulher, data significativa na luta pelos direitos das mulheres, vem sendo distorcida no Brasil e em diversos países. Na cobertura midiática, o dia 8 de março é associado a um incêndio que teria acontecido em 1857 em Nova York e provocado a morte de 129 trabalhadoras têxteis. Elas teriam sido queimadas como punição por um protesto por melhores condições de trabalho.


É importante destacar que houve, de fato, um incêndio, só que em 25 de março de 1911 e de forma diferente da narrada pela imprensa.


As chamas começaram quando um trabalhador acendeu um cigarro perto de um monte de tecidos e alastraram-se rapidamente. As portas das escadas de incêndio estavam trancadas por fora, para evitar que os funcionários saíssem mais cedo. O saldo foi de 146 vítimas fatais, 13 homens e 123 mulheres.


No edifício, funciona hoje a Faculdade de Química da Universidade de Nova York. O incêndio na Triangle S hirtwaist Company foi importante para a melhoria das condições de segurança de trabalhadores como um todo, e não apenas das mulheres, já que também havia homens entre as vítimas.


Um ano antes, em 1910, durante o 2º Congresso Internacional de Mulheres Socialistas em Copenhague, a alemã Clara Zetkin propôs que fosse designado um dia para a luta dos direitos das mulheres, sobretudo o direito ao voto.


Ou seja, o Dia Internacional da Mulher já existia antes do incêndio, mas era celebrado em datas variadas a cada ano.


Para compreender a escolha do 8 de março, remontamos ao dia 23 de fevereiro de 1917, 8 de março no calendário gregoriano. Naquela ocasião, as mulheres de Petrogrado, convertidas em chefes de família durante a guerra, saíram às ruas, cansadas da escassez e dos preços altos dos alimentos. No dia seguinte, eram mais de 190 mil.
Apesar da violenta repressão policial do período, os soldados não reagiram: ao co ntrário, eles se uniram às mulheres.


Aquele protesto espontâneo transformou-se no primeiro momento da Revolução de Outubro. A proposta de perpetuar o 8 de março como Dia Internacional da Mulher foi feita em 1921, em homenagem aos acontecimentos de Petrogrado.


Mas, sobretudo após a Segunda Guerra Mundial, em decorrência dos interesses do poder no período, seu conteúdo emancipatório foi se esvaziando. No fim dos anos 1960, a data foi retomada pela segunda onda do movimento feminista, ficando encoberta sua marca comunista original. Em 1975, a ONU oficializou o 8 de março como o Dia Internacional da Mulher.


Para além da distorção dos fatos históricos, um aspecto diferencia fundamentalmente a participação das mulheres nos dois episódios.


No incêndio da Triangle Shirtwaist, a mulher é vítima da opressão dos patrões e do fogo. Já nos protestos de 1917, ocupa uma posição de protagonismo. Encoberto, o fato deixa de mostrar a participação política das mulheres na construção de uma revolução que tem papel importante para a história mundial.




ADRIANA JACOB CARNEIRO, jornalista, é mestranda do Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade da Universidade Federal da Bahia e pesquisadora em gênero e mídia do grupo Miradas Femininas

segunda-feira, 5 de março de 2012

PT Estadual põe fim a disputa em Santana do paraiso


Decisão da executiva estadual do partido referendou o nome de Zizinho Duarte como pré-candidato; vereador conta com o apoio de 70% dos filiados.

Zizinho Duarte conseguiu 15 votos favoráveis à sua candidatura junto à Executiva Estadual



PARAÍSO – A Executiva Estadual do PT confirmou no final da tarde de segunda-feira (27) Zizinho Duarte como o candidato da legenda para a disputa eleitoral em Santana do Paraíso.
Com 15 votos favoráveis, a direção estadual validou a decisão do diretório municipal da sigla. O ex-vereador Elcio Cruz decidiu recorreu à diretoria estadual para tentar minar a candidatura de Zizinho. Élcio teve apenas dois votos contra 15 do atual candidato, durante votação no diretório municipal em 8 de julho do ano passado.
“A decisão dificilmente deve ser revista, pois em nível nacional a direção do partido não interfere em municípios com menos de 200 mil habitantes. Por isso damos a disputa como encerrada”, explicou Zizinho.
Agora que já tem candidato definido, a comissão eleitoral do PT convocou todas as lideranças políticas para discutir a política de aliança dentro do município. Passado o momento da disputa, a palavra dentro do partido é unidade.
Zizinho é o atual presidente do PT de Santana do Paraíso. Ele está em seu terceiro mandato consecutivo na Câmara do município. O parlamentar foi um dos fundadores do partido na cidade.
“Vamos conversar com todos os partidos que concordem com o modo do PT de governar. Queremos as pessoas de bem do nosso lado e estamos construindo uma ampla frente partidária para continuar promovendo o desenvolvimento do município”, falou o vereador.
Hoje, o nome de Zizinho pode congregar junto ao PT importantes partidos como o PMDB, PMN, PSC, PSL, PDT, PCdoB, PP, entre outras legendas. Em seu favor, o petista tem a vantagem de ser, até o momento, o único candidato declarado às eleições de Santana do Paraíso.
“O PT promoveu grandes mudanças em Santana do Paraíso. Hoje todos os bairros têm unidades de saúde, fizemos o primeiro projeto de casas populares, investiu-se em saneamento básico e infraestrutura. O município não pode parar de se desenvolver”, defendeu.
O vice-prefeito Raimundo José (PMDB) foi um dos primeiros a declarar apoio à pré-candidatura de Zizinho. Ele disse que o petista tem credibilidade perante a comunidade e que vai trabalhar para sua eleição.
Welton Pedro de Andrade – Gatim, vice-presidente do PT do município - ressaltou a importância da unidade dentro da sigla para um resultado positivo nas próximas eleições.
“Convocamos todos aqueles que integram o processo eleitoral do partido. Nesse momento precisamos somar forçar para dar continuidade ao projeto do PT na cidade. Vamos avançar ainda mais com a cidade, por isso precisamos de unidade”, pediu.

LEGISLATIVO
Os demais vereadores do PT, Geraldo Ferreira – Geraldinho - e Ivani Moreira também acreditam que Zizinho é o candidato mais adequado para suceder o atual prefeito Joaquim Correia de Melo, o Kim, na Prefeitura.
Geraldinho é o atual líder de governo na Câmara. Para o parlamentar, o partido tem a seu favor a credibilidade de ter feito um bom trabalho nos últimos oito anos, período da gestão de Kim.
“Nunca tivemos prefeito que se interessasse pela cidade. O PT trouxe essa tranquilidade, mas precisamos trabalhar uma maior participação popular. Nosso partido oferece essa possibilidade de discussão para a comunidade”, falou.
Primeira mulher a ser eleita em Santana do Paraíso, a vereadora Ivani tem a missão de incentivar a participação feminina na vida política. “Foi uma conquista histórica a minha. Nessa eleição temos um grande exemplo para atrair as mulheres, a nossa presidente Dilma”, citou.

ALIANÇAS
O PMN, partido do vereador Manoel do Nascimento Assis, deve ser o primeiro partido a confirmar uma coligação com o PT quando chegar o momento. Zizinho já teve várias reuniões com as lideranças da legenda para sacramentar uma aliança.
“Vimos quanto o PT fez pelo nosso município. Em Águas Claras, onde moro, nunca tivemos ambulância por lá. Santana do Paraíso está andando e precisamos dar continuidade”, defendeu o parlamentar.

APOIO
A vice-presidente do Conselho Municipal de Santana do Paraíso e funcionária pública Irlan Maria Assis é uma das lideranças comunitárias que apoiam Zizinho.
“Estou há 16 anos na Prefeitura e posso dizer que de todos os outros mandatos que passaram, o PT trouxe muito desenvolvimento. Agora temos melhores condições de trabalho e infraestrutura para receber o público”, declarou.

* O vice-prefeito Raimundo José declarou
apoio à candidatura de Zizinho

*Irlan Maria: “O PT trouxe melhores condições
de trabalho para nós, servidores públicos”

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Campanha da Fraternidade 2012:"Fraternidade e Saúde Pública" e o lema "Que a saúde se difunda sobre a terra".

A Campanha da Fraternidade é uma campanha realizada anualmente pela Igreja Católica Apostólica Romana no Brasil, sempre no período da Quaresma. Seu objetivo é despertar a solidariedade dos seus fiéis e da sociedade em relação a um problema concreto que envolve a sociedade brasileira, buscando caminhos de solução. A cada ano é escolhido um tema, que define a realidade concreta a ser transformada, e um lema, que explicita em que direção se busca a transformação. A campanha é coordenada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
- Educar para a vida em fraternidade, com base na justiça e no amor, exigências centrais do Evangelho.
- Renovar a consciência da responsabilidade de todos pela ação da Igreja Católica na evangelização e na promoção humana, tendo em vista uma sociedade justa e solidária.
O gesto concreto se expressa na coleta da solidariedade, realizada no Domingo de Ramos. É realizada em âmbito nacional, em todas as comunidades cristãs católicas e ecumênicas. A destinação é a seguinte: 45% para a própria paróquia aplicar em programas de promoção humana; 35% para a Diocese aplicar na mesma finalidade; 10% para a CNBB Regional e 10% para a CNBB Nacional.
Em 1961, três padres responsáveis pela Cáritas Brasileira idealizaram uma campanha para arrecadar fundos para as atividades assistenciais e promocionais da instituição e torná-la autônoma financeiramente. A atividade foi chamada Campanha da Fraternidade e realizada pela primeira vez na quaresma de 1962, em Natal no Rio Grande do Norte, com adesão de outras três Dioceses e apoio financeiro dos Bispos norte-americanos. No ano seguinte, 16 Dioceses do Nordeste realizaram a campanha. Não teve êxito financeiro, mas foi o embrião de um projeto anual dos Organismos Nacionais da CNBB e das Igrejas Particulares no Brasil, realizado à luz e na perspectiva das Diretrizes Gerais da Ação Pastoral (Evangelizadora) da Igreja em nosso País.
Em seu início, teve destacada atuação o Secretariado Nacional de Ação Social da CNBB, sob cuja dependência estava a Cáritas Brasileira, que fora fundada no Brasil em 1957. Na época, o responsável pelo Secretariado de Ação Social era Dom Eugênio de Araújo Sales, e por isso, Presidente da Cáritas Brasileira. O fato de ser Administrador Apostólico de Natal explica que a Campanha tenha iniciado naquela circunscrição eclesiástica e em todo o Rio Grande do Norte.
Este projeto foi lançado, em nível nacional, no dia 26 de dezembro de 1962, sob o impulso renovador do espírito do Concílio Vaticano II, em andamento na época, e realizado pela primeira vez na quaresma de 1964. O tempo do Concílio foi fundamental para a concepção e estruturação da Campanha da Fraternidade, bem como o Plano Pastoral de Emergência e o Plano de Pastoral de Conjunto, enfim, para o desencadeamento da Pastoral Orgânica e outras iniciativas de renovação eclesial. Ao longo de quatro anos seguidos, por um período extenso em cada um, os Bispos ficaram hospedados na mesma casa, em Roma, participando das sessões do Concílio e de diversos momentos de reunião, estudo, troca de experiências. Nesse contexto, nasceu e cresceu a Campanha da Fraternidade.
Em 20 de dezembro de 1964, os Bispos aprovaram o fundamento inicial da mesma intitulado: Campanha da Fraternidade - Pontos Fundamentais apreciados pelo Episcopado em Roma. Em 1965, tanto Cáritas quanto Campanha da Fraternidade, que estavam vinculadas ao Secretariado Nacional de Ação Social, foram vinculadas diretamente ao Secretariado Geral da CNBB. A CNBB passou a assumir a CF. Nesta transição, foi estabelecida a estruturação básica da CF. Em 1967, começou a ser redigido um subsídio maior que os anteriores para a organização anual da CF. Nesse mesmo ano iniciaram também os encontros nacionais das Coordenações Nacional e Regionais da CF. A partir de 1971, participam deles também a Presidência e a Comissão Episcopal de Pastoral.
Em 1970, a Campanha da Fraternidade ganhou um especial e significativo apoio: a mensagem do Papa em rádio e televisão em sua abertura, na quarta-feira de cinzas. A mensagem papal continua enriquecendo a abertura da CF.
De 1962 até hoje, a Campanha da Fraternidade é uma atividade ampla de evangelização desenvolvida num determinado tempo (quaresma), para ajudar os cristãos e as pessoas de boa vontade a viverem a fraternidade em compromissos concretos no processo de transformação da sociedade a partir de um problema específico que exige a participação de todos na sua solução. É grande instrumento para desenvolver o espírito quaresmal de conversão, renovação interior e ação comunitária como a verdadeira penitência que Deus quer de nós em preparação da Páscoa. É momento de conversão, de prática de gestos concretos de fraternidade, de exercício de pastoral de conjunto em prol da transformação de situações injustas e não cristãs. É precioso meio para a evangelização do tempo quaresmal, retomando a pregação dos profetas confirmada por Cristo, segundo a qual a verdadeira penitência que agrada a Deus é repartir o pão com quem tem fome, dar de vestir ao maltrapilho, libertar os oprimidos, promover a todos.

A Campanha da Fraternidade tornou-se especial manifestação de evangelização libertadora, provocando, ao mesmo tempo, a renovação da vida da Igreja e a transformação da sociedade, a partir de problemas específicos, tratados à luz do Projeto de Deus.


Fonte:
pt.wikipedia.org/wiki/Campanha_da_Fraternidade

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

PT PROMOVE CURSO PARA SEUS CANDIDATOS E CANDIDATAS ÀS ELEIÇÕES DE 2012

Curso para candidatos e candidatas às eleições de 2012 começa em março
A Escola Nacional de Formação do PT (ENFPT) está desenvolvendo o curso para candidatos e candidatas às eleições 2012 a partir de março.

O curso irá preparar os/as candidatos/as para uma campanha baseada nos princípios norteadores do PT fortalecendo o modo petista de governar e de ação parlamentar. Serão oferecidas orientações para a campanha e para a formulação de programa de governo.

Um dos destaques do curso é a atualização do papel do município no projeto nacional que está mudando o Brasil. O olhar e o programa do/a candidato/a petista para 2012 deve ser aquele que encontre e fortaleça a perspectiva impulsionada pela presidenta Dilma - crescer, incluir, preservar com mais desenvolvimento de maneira sustentável, mais igualdade e mais participação.

Os conteúdos abordados no curso serão: o papel dos municípios no desenvolvimento brasileiro; o modo petista de governar e o crescimento com justiça social; planejamento e gestão de campanha; orientações para a pré-campanha; metodologia e instrumentos para elaboração de programa de governo; eixos conceituais comuns aos programas de governo; políticas setoriais; experiências das gestões petistas no legislativo e no executivo municipal; e o modo petista de atuação parlamentar.

O curso estará disponível, a partir de março, no portal de ENFPT e poderá ser acessado por todo filiado/a que se cadastrar no endereço http://www.enfpt.org.br/eol/login/signup.php . Após o cadastro, assim que o curso estiver disponível, será enviado um e-mail com as instruções para acessar.
Fonte: Escola Nacional de Formação

domingo, 22 de janeiro de 2012

Companhia aérea recebe autorização da ANAC para operar entre Santana do Paraíso e Confins

SANTANA DO PARAÍSO - A Azul Linhas Aéreas Brasileiras anunciou na última terça-feira (17) que recebeu autorização da Agência Nacional da Aviação Civil (ANAC) para operar voos entre o Aeroporto da Usiminas em Santana do Paraíso e Confins, a partir da segunda quinzena de fevereiro.
A notícia agradou às agências de viagens da região, que já oferecem reservas no valor de R$ 99,00.A operadora vai disponibilizar três vôos diários com destino à capital mineira, e vice-versa. A aeronave que cobrirá o trecho terá capacidade para 70 lugares.
No site da empresa, constam saídas às 9h30, 13h40 e 20h54. Já os voos do Aeroporto Internacional de Confins vão ser feitos nos horários de 8h22, 12h26 e 20h10.
Com três anos desde sua criação, a Azul tem hoje quase 10% de participação e consolida-se como a terceira maior companhia aérea do País.
Com mais horários de vôos acreditamos que o transito da BR 381 seja um pouco desafogado.

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Prêmio Agente Jovem de Cultura - inscrições até dia 31 de Janeiro de 2012

APRESENTAÇÃO
O Ministério da Cultura, por meio da Secretaria de Cidadania Cultural, em parceria com a Secretaria-Geral da Presidência da República, por meio da Secretaria Nacional da Juventude, o Ministério da Saúde e o Ministério do Desenvolvimento Agrário, lança o Edital Prêmio Agente jovem de Cultura: Diálogos e Ações Interculturais. Parte-se do princípio que o acesso à cultura é um direito essencial de todos e que a garantia dos direitos humanos está relacionada à democracia cultural, à pluralidade de práticas cotidianas de interações sociais e à processos de formação de grupos e identidades. Neste entendimento, a produção cultural e simbólica dos jovens pode conformar novos quadros de valores éticos para a sociedade.

Serão 500 prêmios concedidos a iniciativas culturais já realizadas e concluídas, propostas por jovens agentes culturais, no valor bruto de 9 mil reais, pagos para cada iniciativa contemplada, em parcela única.

CATEGORIAS
Os prêmios serão divididos nas seguintes quantidades e categorias:

Sua iniciativa foi reconhecida na comunidade? Participe! Sua ação cultural pode ser inscrita em uma das seguintes categorias:
- Comunicação, articulação e mobilização
cultural;
- Cultura e tecnologia;
- Pesquisa, acervo e diálogos intergeracionais
no campo da cultura;
- Formação cultural;
- Produção e expressão artística e cultural;
- Intercâmbios e encontros culturais;
- Cultura e sustentabilidade.

Você, jovem, que registra uma manifestação popular, valoriza os idosos da sua comunidade, divulga seu olhar através de uma expressão artística, pode participar! Inscreva-se!
Poderão concorrer aos prêmios pessoas físicas que, no ato de inscrição, comprovem se enquadrar na faixa etária entre 15 e 29 anos, brasileiros natos ou naturalizados e jovens estrangeiros residentes no país há mais de três anos.

Os jovens de 15 a 17 anos de idade deverão indicar um representante legal maior de 18 anos para receber os recursos, caso venha a ser selecionado.

Atenção!
Cada candidato poderá apresentar somente uma iniciativa cultural para a seleção, sendo inabilitado aquele que apresentar duas ou mais iniciativas e aquele que não se enquadrar na faixa etária estabelecida.

Fique de olho! Entre no site!
As inscrições serão realizadas entre os dias 15 de dezembro de 2011 e 31 de janeiro de 2012, pelos seguintes meios:

I. Preferencialmente pela internet, com preenchimento dos formulários de inscrição através do Sistema de Inscrição disponível no sítio cultura.gov.br até as 23h59 do dia 31 de janeiro de 2012.

II. Pelos correios. A documentação deverá ser enviada via AR – Aviso de Recebimento ou Sedex, fazendo constar no campo “Destinatário” o endereço:

Organize-se! Você precisa enviar obrigatoriamente os seguintes documentos:
a) Uma cópia do Formulário para Inscrição respondido, digitado, datilografado ou escrito a mão, com letra legível;
b) Declarações constantes dos Anexos 2 e 3 do Edital de Seleção Pública nº 11 - dezembro de 2011/2012;
c) Cópia simples do documento de identidade com a data de nascimento legível,
d) Material que comprove a realização da iniciativa cultural pelo candidato, tais como: cartazes, folders, matérias de jornal, sítios da internet ou material audiovisual (DVDs, CDs, fotografias, etc.).
Este prêmio é parte dos programas Cultura Viva e Brasil Plural, da Secretaria de Cidadania Cultural do Ministério da Cultura, e respeita os princípios da Convenção sobre a Proteção e Promoção da Diversidade das Expressões Culturais, adotada pela Unesco em outubro de 2005. Leva em consideração as recomendações do Plano Nacional de Cultura de 2010, as resoluções da 1ª Conferência Nacional de juventude e as indicações do documento “Reflexões Sobre a Política Nacional de Juventude 2003-2010”, publicado pelo Conselho Nacional de Juventude em 2011. http://www.cultura.gov.br

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Brasileiros encerram 2011 com otimismo em alta

Brasileiros encerram 2011 com otimismo em alta

Índice de Expectativas das Famílias de dezembro revela maior confiança na economia do país e menor endividamento

As famílias brasileiras chegaram ao fim de 2011 mais otimistas sobre a situação socioeconômica do país. O Índice de Expectativas das Famílias de dezembro, calculado pelo Ipea, subiu para 67,2 pontos em dezembro de 2011. No mesmo mês de 2010, ele havia fechado em 64,6 pontos. Já em novembro de 2011, o IEF havia ficado em 63,7 pontos. O índice de dezembro igualou a maior expectativa apurada na série – em janeiro de 2011, também 67,2.

A apresentação da 17ª edição do IEF foi realizada pelo presidente do Ipea, Marcio Pochmann, no Escritório Regional da Presidência da República em São Paulo. Ele apontou três fatores que levaram ao encerramento de 2011 com maior otimismo por parte das famílias. “Essa elevação deve-se ao reconhecimento, por parte dos consultados, de que há melhor expectativa no mercado de trabalho e sobre a ampliação da renda, associada a indicadores de aumento do salário mínimo e previsões de redução das taxas de juros. Por fim, outro ponto importante é a redução do grau de endividamento”, explicou Pochmann.

A constatação de que as famílias brasileiras consideram-se menos endividadas parte de uma das perguntas direcionadas, pelo IEF, a moradores de 3.810 domicílios distribuídos por mais de 200 municípios em todas as unidades da federação. Em dezembro, 56,1% das famílias entrevistadas disseram não ter dívidas em relação à renda mensal, um aumento na comparação com novembro, quando o registro foi de 55,6% de consultados na mesma situação.

O destaque nesse item foi o Centro-Oeste, onde não houve famílias que se considerassem “muito endividadas”. Na região Nordeste, 14,6% das famílias classificaram-se como “muito endividadas”. “Desde agosto assistimos a uma trajetória de redução de famílias que tinham dívidas. O segundo semestre de 2011 foi o momento em que as famílias procuraram sair do endividamento. Em dezembro, provavelmente usaram o 13º salário ou o fato de haver mais de uma pessoa com renda na família para pagar dividas contraídas”, afirmou o presidente do Ipea.

Situação financeira

A maior parte dos entrevistados também acredita que está em situação melhor que há um ano: 78,2%. Nesse item, novamente o Centro-Oeste aparece com maior otimismo (88,1%), enquanto o Nordeste apresenta o maior pessimismo (21,4%). Quando a pergunta é sobre a expectativa para a situação financeira familiar daqui a um ano, o Norte mostra-se mais animado, com 94,3% esperando dias melhores. Já no Nordeste, 10,8% acham que estarão em um momento pior.

Em relação ao futuro da economia brasileira, 64,4% disseram crer em uma situação melhor daqui a um ano, e 60,2% afirmaram o mesmo sobre os próximos 5 anos. O IEF traz, ainda, as impressões das famílias sobre o momento para consumir bens de maior valor e opiniões relativas ao mercado de trabalho. A análise também é feita de acordo com a escolaridade e o nível de renda dos entrevistados. O Índice de Expectativas das Famílias utiliza o método de amostragem probabilística para garantir ma margem de erro de 5%, com um nível de significância de 95% para o Brasil e para as cinco grandes regiões.



Um extrato da pesquisa pode ser consultado na página do IPEA